Ipes plantados na Linha Verde Norte em Curitiba (1)
Equipes da Prefeitura plantam 1 mil pés de ipês roxos e amarelos na Linha Verde Norte. (José Fernando Ogura/SMCS)

Linha Verde Norte terá mais de mil pés de ipês entre o Trevo do Atuba e o Bairro Alto, em Curitiba. Inaugurada no último domingo, 9 de junho, as margens da rodovia recebem o plantio de mil mudas de ipês.. A nova arborização se estenderá por 2,3 quilômetros, em ambos os lados da estrada.

O trecho contemplado com a nova arborização pública fica entre a nova trincheira e os 3 viadutos construídos, onde ficava o antigo Trevo do Atuba, e a entrada da Rua Ingabaú, no Bairro Alto, abrangendo cerca de 2,3 km. O plantio faz parte do desafio 100 mil árvores, lançado em 2019 pelo prefeito Rafael Greca, e aproxima o projeto do marco de 500 mil mudas plantadas na cidade.

A ação está sendo realizada por uma equipe de cerca de 15 pessoas, foi iniciada em 28 de maio e deve ser concluída até o fim do mês de junho. Os ipês foram escolhidos pela sua boa adaptação, tamanho e natureza nativa ao Paraná.

“Estamos trocando o cinza pelo verde e minimizando a poluição sonora e atmosférica da área. Fazer esse plantio é muito gratificante”, conta o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro.

As árvores plantadas seguem o padrão de arborização urbana e têm por volta de quatro anos de idade. Os ipês roxos estão sendo plantados no canteiro da canaleta, enquanto os ipê amarelos, que têm porte menor, foram escolhidos para embelezar as laterais da avenida.

Linha Verde Norte

Desde domingo (9/6), quem utiliza a Linha Verde Norte, especialmente na região onde anteriormente ficava o Trevo do Atubaaproveita a maior fluidez no tráfego e logo também uma pista mais bonita com os ipês. 

A melhoria é resultado da liberação das pistas de trânsito das vias do novo complexo de trincheiras e viadutos (lote 4.1). No local, o conjunto de trincheira, três viadutos e 12 faixas distribuídas em 5 pistas, nos dois sentidos, facilitam a conexão entre Curitiba e a Região Metropolitana, fazendo a interseção com a antiga BR-116.  A estimativa da Superintendência de Trânsito (Setran) é de que 70 mil veículos circulem diariamente pela região, nos dois sentidos.

Leia mais sobre a Linha Verde Norte aqui: