O prefeito Beto Richa inaugura hoje (9) um novo eixo de transporte de ônibus, com a entrada em circulação dos ônibus da Linha Verde. Esta é a maior obra da rede de transporte da cidade nos últimos 30 anos. O eixo Linha Verde agregará 11 linhas de ônibus, beneficiando os moradores da região Sul de Curitiba. A principal linha será a do ônibus 550/ Pinheirinho — Carlos Gomes, que trafegará pela canaleta exclusiva da Linha Verde. As outras linhas serão transversais à Linha Verde, mas permitirão a integração nas estações do novo corredor de transporte.


A viagem inaugural, que será feita por Richa, às 10h30, vai sair do Terminal Pinheirinho em direção à estação Carlos Gomes, no Centro. “A Linha Verde será um marco na expansão e melhoria do sistema de transporte de Curitiba, com frota movida a biodiesel e com maior espaço aos passageiros”, afirma o prefeito. “Além de novos ônibus, estamos entregando à cidade também uma obra que dá início ao redimensionamento, ampliação e melhoria do sistema com benefícios para toda a cidade”, afirma.


O presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Isfer, afirma que a entrada em operação da linha Pinheirinho-Carlos Gomes é um passo decisivo no desenvolvimento socioeconômico de toda a região. “Curitiba inovou ao direcionar o desenvolvimento a partir dos eixos de transporte. Com a Linha Verde, a prefeitura cria mais um eixo de transporte e desenvolvimento, porque com o ônibus vem também o crescimento dos setores de comércio de serviços, mudando o perfil da região, como começa a acontecer neste caso”, diz Isfer.


A linha Pinheirinho-Carlos Gomes terá uma frota de 14 ônibus articulados com a previsão de atender inicialmente 32 mil passageiros por dia com intervalos, em horário de pico, de quatro minutos. Os ônibus sairão do Terminal Pinheirinho parando em cinco estações na Linha Verde e três na avenida Marechal Floriano Peixoto que passa a fazer parte, além do Eixo Boqueirão, também da Linha Verde.


A avenida Marechal Floriano, implantada há 170 anos, foi totalmente reformada pela Prefeitura no ano passado no trecho entre a Linha Verde e a praça Carlos Gomes, para receber os novos ônibus, permitindo a ultrapassagem nas canaletas, garantindo maior agilidade ao sistema.


A inauguração do novo trecho de canaletas vai beneficiar não só quem se desloca entre o Pinheirinho e o Centro, que passa a contar com nova opção de transporte, mas também quem usa ônibus alimentadores que cruzam a antiga BR e que farão integração nas estações da Linha Verde, e quem se desloca para o centro pelo Eixo Sul, o mais carregado da rede integrada com 260 mil passageiros por dia. O Eixo Sul é formado pelas canaletas das avenidas Winston Churchill; República Argentina e Sete de Setembro ligando-se, pela Travessa da Lapa e rua Presidente Faria, no Centro, ao Eixo Norte, formado pelas canaletas da avenidas João Gualberto e Paraná.


Pesquisa feita pela Urbs mostrou que 28% dos passageiros que saem do Terminal Pinheirinho têm o Centro como destino. Pela Linha Verde a viagem vai durar 25 minutos, dez a menos do que o tempo atual. Com a migração destes passageiros para a Linha Verde e a integração nas novas estações, a previsão é uma redução na demanda sobre o Eixo Sul, o que significará ônibus menos lotados em horários de pico.


Integração – Também os passageiros dos ônibus alimentadores que cruzam a Linha Verde serão diretamente beneficiados. É que até aqui eles só podem fazer a integração – mudar de ônibus sem pagar nova passagem – em terminais de transporte, no caso, Pinheirinho, Portão e Capão Raso, onde param os ônibus do Eixo Sul. A partir deste sábado será possível fazer a troca de ônibus também nas estações da Linha Verde sem precisar ir até o terminal, o que significa ganho de tempo. É o caso, por exemplo, de passageiros das linhas São Pedro, Urano, Fanny, Gramados, Alto Boqueirão e Xaxim Capão-Raso que já não precisarão ir até um terminal para mudar de ônibus. Moradores do bairro Parolin agora terão acesso à RIT com a integração do ônibus convencional Alferes Poli na estação Fanny.


Para que esta integração fosse possível foi necessário um novo desenho das tradicionais estações-tubo da cidade com embarque e desembarque em nível, feito por plataforma ligando, na mesma altura, o ônibus e a estação. As estações da Linha Verde foram dimensionadas de forma a que os alimentadores possam parar com embarque e desembarque nas plataformas elevadas mesmo o ônibus tendo degraus.


Estações – Com menor tempo de viagem e novas possibilidades de integração, os passageiros da Linha Verde terão também mais conforto nas novas estações-tubo. Elas são formadas por dois tubos geminados, com circulação entre os dois espaços. Os vidros têm película interna que reduz a incidência de luz solar e aumenta o conforto térmico propiciado também por coberturas com chapas de aço cobertas com material isolante. O sistema de captação de água das chuvas vai permitir a reciclagem de água para manutenção e limpeza com economia. As estações são climatizadas com renovação do ar que passa por um inovador sistema de desinfecção, a cada 90 segundos.


Os pontos de saída e chegada do Expresso Pinheirinho-Carlos Gomes serão o Terminal Pinheirinho, no bairro Pinheirinho, e a Estação Carlos Gomes, na rua Lourenço Pinto no Centro. O terminal Pinheirinho está sendo reformado e ampliado para receber os novos ônibus. Uma nova rua, com 600 metros de extensão – na continuação da rua João Rodrigues Pinheiro – foi aberta pela Prefeitura ligando o terminal diretamente à Linha Verde.


Também a rua Lourenço Pinto foi totalmente reformada com a implantação das novas estações de embarque e desembarque da Linha Verde. A rua foi pavimentada em concreto, como toda a extensão das canaletas na Linha Verde e Marechal Floriano, e teve calçadas alargadas para permitir maior fluxo de pedestres.


As novidades na Rede Integrada de Transporte na Região Sul:



Pinheirinho – Carlos Gomes: Nova linha do sistema Expresso ligando o bairro ao centro. Paradas nas estações São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano, na Linha Verde; e Parolin, Almirante Gonçalves e UTFPR, na avenida Marechal Floriano Peixoto. Tempo de viagem: 25 minutos.


Eixo Sul: Não há alteração nas linhas que percorrem o Eixo Sul. O benefício para os passageiros destes ônibus será a redução da demanda sobre este eixo, o mais carregado do sistema atualmente com 260 mil passageiros/dia. É que uma parte desta demanda será absorvida pela nova linha.


Interbairros VI: A partir de domingo (10) terá ponto final no Terminal Pinheirinho permanecendo o itinerário entre os terminais Campo Comprido, Caiuá e Pinheirinho. A partir daí os usuários desta linha poderão seguir pela Pinheirinho-Carlos Gomes (Linha Verde) ou Maracanã-Linha Verde, com integração na estação Fanny.


Alferes Poli: A partir de domingo, passa a fazer integração na estação Fanny, deixando de passar pelos pontos das ruas Assis Figueiredo, Comendador João Lakner, Alagoas, Ricardo Guther e Professor Leônidas Marques. Estes pontos serão atendidos pela linha Portão-Linha Verde que substitui a antiga linha Wenceslau Braz.


Portão – Linha Verde: Linha de ônibus que a partir de domingo substituirá a linha Wenceslau Braz. Atenderá usuários dos pontos das ruas Assis Figueiredo, Comendador João Lakner, Alagoas, Ricardo Guther e Professor Leônidas Marques. Fará integração na estação Fanny e terminal Portão.


Campo Comprido – Bosch: Vai mudar de nome a partir de domingo, passando a ser Campo Comprido –CIC, com ponto final o terminal CIC, onde fará integração.


Fanny: A partir das 12h de sábado passa a fazer integração na estação Fanny, mantendo o itinerário normal entre os terminais Hauer e Capão Raso.



São Pedro: A partir das 12h de sábado passa a fazer integração na estação São Pedro, seguindo seu itinerário normal até o terminal Capão Raso.


Gramados: A partir das 12h de sábado passa a fazer integração na estação São Pedro, mantendo seu itinerário normal entre os terminais Capão Raso e Sítio Cercado.


Xaxim: A partir do domingo terá ponto final na estação Xaxim da Linha Verde, onde será possível fazer integração.Passageiros nesta região poderão usar os alimentadores Xaxim-Capão Raso e Xaxim-Linha Verde, integrando com a linha Pinheirinho-Carlos Gomes. Passageiros da região do Parolin terão os convencionais Vila Guilhermina e Alferes Poli para deslocamentos ao centro e a linha Alferes Poli para integração na estação Fanny com acesso à Rede Integrada de Transporte.


Pinheirinho-CIC: A partir do sábado deixará de passar pelo Contorno Sul, passando pela rua João Chede.


Jardim Esmeralda: A partir das 12h de sábado mudará o nome para Xaxim-Capão Raso, fazendo integração na estação Xaxim, seguindo seu itinerário normal até o terminal Capão raso.


Maracanã-Linha Verde: Linha de ônibus que entrará em operação na segunda (11), fazendo integração na estação Fanny, substituindo o Interbairros VI na região Norte.


Alto Boqueirão: A partir das 12h de sábado passará a fazer integração na estação Xaxim, seguindo seu itinerário normal até o terminal Capão Raso.


Francisco Derosso/BR 476: Será desativada a partir de segunda. Os usuários serão atendidos pela linha Alto Boqueirão que fará integração na estação Xaxim, com acesso à Pinheirinho-Carlos Gomes; e pela Maracanã-Linha Verde, com integração na estação Fanny.


Denso: Será desativada a partir de sábado. O atendimento será feito pela linha Pinheirinho/CIC.


Wenceslau Braz: Será desativada a partir do domingo. O atendimento será feito pelas linhas Portão Linha Verde, com alteração de itinerário pelas Unidades de Saúde Guaíra e Parolin; e pela Portão-Santa Bernadethe para deslocamentos no bairro Lindóia.


Sítio Cercado- BR 116: Será desativada a partir de segunda. Os usuários desta linha no terminal Sitio Cercado serão atendidos pela linha Gramados que fará integração na estação São Pedro da Linha Verde, com acesso à linha Pinheirinho-Carlos Gomes. Usuários desta linha na avenida Francisco Derosso serão atendidos pela linha Alto Boqueirão, o que permitirá integração na estação Xaxim da Linha Verde.


Francisco Antonelo: Será desativada a partir de segunda. A frota desta linha será incorporada à linha Fanny.



Inauguração da linha 550 Pinheirinho-Carlos Gomes
Sábado, 9 de maio, 10h30
Local: Início da viagem inaugural no terminal Pinheirinho, na plataforma nova, ao lado da Rua da Cidadania, na rua André Ferreira Barbosa (via rápida bairro-centro).