img_0664
Foto: Dom Fotografia

O Litoral do Paraná foi palco de adrenalina, belas paisagens e muita velocidade no último fim de semana com mais uma etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs). Um dos destaques foi a 38ª edição do Rally da Graciosa, que reuniu mais de 50 carros e centenas de espectadores em quatro dias de provas pelos municípios de Antonina, Morretes e Quatro Barras.

O evento é promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com as prefeituras locais. As competições incluíram rally de velocidade, rally de regularidade e subida de montanha, com percursos desafiadores e cenários históricos como a icônica Estrada da Graciosa.

Destaques na pista

Na principal prova do Rally de Velocidade, a dupla gaúcha Bernardo Reuwsaat e Sidinei Broering brilhou ao vencer as duas etapas na categoria Rally 5, a bordo de um VW Up TSI.

“Foi uma grande disputa, com um roteiro novo e desafiador. Não poderia ter sido melhor. Espero que no próximo ano tenhamos ainda mais competidores”, afirmou Reuwsaat.

Na categoria Rally 5 Light, o primeiro lugar ficou com Eduardo Tonial e Murilo Spironelo, com um Peugeot 207, também campeões nas duas provas.

Outro destaque foi Eduardo Cenci, que dominou a Subida de Montanha com um Porsche 718 Cayman GTS, marcando os melhores tempos nos dois dias. No Rally de Regularidade, a dupla José Augusto Leite e José Anselmo Bettini conquistou o título na categoria Clássicos, com apenas 743 pontos perdidos em seis horas de prova.

Mais que esporte: turismo e desenvolvimento

A etapa dos JANs também teve impacto positivo na economia e no turismo da região. “Estamos usando o esporte como ferramenta para movimentar o litoral fora da alta temporada, gerando emprego, renda e visibilidade para os municípios”, destacou Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES.

A prefeita de Antonina, Rozane Osaki, celebrou a repercussão do evento: “É uma oportunidade de mostrar a beleza e a força do nosso município. O rally movimenta a cidade e traz cultura, economia e entretenimento”.

Já o diretor de Esportes de Morretes, Luan Perim, reforçou a importância da parceria com o Estado: “Esperamos continuar recebendo eventos como esse. Morretes tem muito potencial esportivo e turístico”.

Resultados oficiais

Rally de Velocidade

Prova 1 – Sexta-feira

  • Rally 5 Light
    1º Eduardo Tonial / Murilo Spironelo – Peugeot 207 – 41:01,08
    2º Julio Cartaxo / Rodrigo Vicari – Peugeot 206 – 46:18,68
    3º Charles Luvizotto / Florence Luvizotto – Peugeot 206 – 51:07,52
  • Rally 5
    1º Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering – VW Up TSI – 39:37,19
    2º Tiago Klimaczewski / Felipe Klimaczewski – VW Up TSI – 39:49,62
    3º Vitor Hugo Boff / Rafael Lodea – Peugeot 207 – 40:40,72
  • Rally 4
    1º Leandro Brustolin / Andrey Karpinski – Renault Clio RS – 48:27,79

Prova 2 – Sábado

  • Rally 5 Light
    1º Eduardo Tonial / Murilo Spironelo – Peugeot 207 – 26:58,49
    2º Julio Cartaxo / Rodrigo Vicari – Peugeot 206 – 28:25,58
    3º Charles Luvizotto / Florence Luvizotto – Peugeot 206 – 35:02,10
  • Rally 5
    1º Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering – VW Up TSI – 25:10,27
    2º Tiago Klimaczewski / Felipe Klimaczewski – VW Up TSI – 25:10,64
    3º Vitor Hugo Boff / Rafael Lodea – Peugeot 207 – 27:38,44
  • Rally 4
    1º Leandro Brustolin / Andrey Karpinski – Renault Clio RS – 32:08,32

Subida de Montanha

Prova 1 – Sexta-feira

1º Eduardo Cenci – Porsche 718 Cayman GTS – 10:47,15
2º Sydnei Savi – BMW M340I – 11:00,40
3º O Gringo Rachador – Audi RS3 – 11:16,79

Prova 2 – Sábado

1º Eduardo Cenci – Porsche 918 Cayman GTS – 5:44,5
2º Mario Zerbetto – BMW 330I E46 – 5:45,6
3º Edu Pneufree – Subaru Impreza WRX – 5:46,6

Rally de Regularidade

Prova – Domingo

  • Novatos
    1º Maurício Galvão / Maurício Nero – 3946 PP
    2º Acir Adão / Camilo Fontana – 8218 PP
    3º Francesco Esposito / Luigi Esposito – 19015 PP
  • Turismo
    1º Jonathan Volkmann / Ariadne Volkmann – 7677 PP
    2º Vinícios Mickos / Antonio Santiago Neto – 14072 PP
    3º Guilherme Zavataro / Leonardo Miranda – 50212 PP
  • Graduados
    1º Egon Hobi / Marlon Zill – 2425 PP
    2º Ronaldo Paske / Edna Paske – 2638 PP
    3º Ricardo Colla / Leandro Ferreira – 3207 PP
  • Históricos
    1º Vinicius Santos / Andrea Orasmo – 2675 PP
    2º Xavier Makita / Francisco Makita – 3665 PP
  • Clássicos
    1º José Augusto Leite / José Anselmo Bettini – 743 PP
    2º Pedro Bochnia / Estephani de Azevedo – 2215 PP
    3º Maurício Pelini / Ruy Pelini – 2936 PP
  • Neo Clássicos
    1º Nicolas Ciruelos / Giulia Muggiati – 4309 PP
    2º Douglas Dias / Esiel Dias – 5961 PP
    3º Max Loeffler / Mariano Zalloco – 7964 PP

Mais pela frente

Os Jogos de Aventura e Natureza continuam até o dia 27 de julho, com atividades esportivas e de lazer em sete municípios do Litoral do Paraná. A iniciativa busca unir esporte, cultura, turismo e desenvolvimento econômico em uma programação que valoriza as belezas naturais do estado.