
Não é à toa que as praias no Litoral do Paraná já estão lotadas. A região é um dos principais locais para a virada do ano dos paranaenses e visitantes. Tradicionalmente as cidades litorâneas recebem um milhão de visitantes na data.
E um dos principais atrativos é a queima de fogos de artifício na virada do ano. E as cidades se preparam. A celebração de Ano Novo em Pontal do Paraná promete encantar moradores e turistas com a tradicional queima de fogos, que este ano será realizada em cinco pontos estratégicos da cidade: Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul.
“O espetáculo, com duração de 8 minutos, será realizado com fogos de estampido reduzido, garantindo um show visual deslumbrante e mais respeito ao bem-estar de pessoas sensíveis a ruídos e dos animais”, informa a Prefeitura.
A Prefeitura também reforça que a iniciativa visa proporcionar momentos de união e celebração, marcando a virada do ano com muita luz e cor. Moradores e visitantes são convidados a prestigiar este evento que já é uma tradição no município, celebrando juntos a chegada de 2025.
Em Guaratuba, a virada de ano será comemorada na Praia Central com a tradicional queima de fogos no Morro do Cristo e trios elétricos embalando a festa na Avenida Atlântica. A festa começa às 22h30.
Em Matinhos, haverá dois trios elétricos, na orla de Caiobá e também no balneário Flórida, a partir das 21 horas do dia 31 de dezembro. A queima de fogos acontece em vários pontos da cidade.
Já em Antonina, os veranistas poderão acompanhar o Réveillon com queima de fogos sem estampido na Prainha da Pita.
Em Paranaguá, os moradores vão se encontrar para Festa da Virada na Praça de Eventos Mário Roque partir das 21 horas.
Virada: começam as atividades nos postos fixos do Verão Maior Paraná
Iniciaram no fim de semana os atendimentos nos oito postos fixos do Verão Maior Paraná 2024/2025. Em pontos estratégicos localizados em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e nos municípios de São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste, já estão disponíveis atividades esportivas e de lazer para os veranistas e moradores, com programações de terça-feira a domingo, até 2 de fevereiro.
Cada posto conta com equipes compostas por coordenadores e acadêmicos de Educação Física prontas para atender a população com aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas. O horário de funcionamento é das 8h às 12h, na parte da manhã, e das 15h às 18h à tarde. O diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Tiago Campos, lembra que o Verão Maior Paraná reforça a integração entre esporte, lazer e serviços públicos.
“O Verão Maior Paraná é mais do que um evento de entretenimento. É uma ação estratégica do Governo do Estado que promove saúde, bem-estar e cidadania, além de movimentar a economia local. As atividades são planejadas para atender todas as faixas etárias, proporcionando momentos de lazer em um ambiente seguro e bem estruturado”, afirma ele.
Máquinas vão limpar bitucas e cacos de vidro
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo cerca de R$ 4 milhões em diversos trabalhos para manter limpas as areias das praias do Litoral do Estado. Um deles é o das máquinas saneadoras, que revolvem a areia da praia durante a madrugada, retirando pequenos resíduos como bitucas de cigarro, cacos de vidro, tampas plástica e de metal e miniembalagens plásticas, como as de balas e outros doces.
Quatro máquinas vão operar em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, priorizando os balneários que recebem mais turistas – e onde há, portanto, mais produção de lixo – e os momentos logo após os grandes shows, especialmente em Matinhos. “Os shows tem atraído muitas pessoas. Na madrugada, vamos deixar as praias limpas, com boas condições de uso já na manhã seguinte”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky