alagamento pgua
Defesa CIvil

O Litoral do Paraná está desde a noite de quinta-feira (16) em alerta laranja para tempestade. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta laranja representa perigo, com chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há ainda risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios. O aviso do Inmet ainda incluir Tijucas do Sul e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Leia mais

Alerta vermelho para tempestade em Santa Catarina

O litoral catarinense também está com o mesmo alerta de tempestade, porém mais grave: o alerta é vermelho, segundo o Inmet. Na madrugada de quinta as fortes chuvas na região alagaram vários municípios, incluindo Balneário Camboriú.

Deve chover em Curitiba também

Em Curitiba, apesar de não estar dentro do mapa de risco do alerta, a previsão para esta sexta-feira é de chuva ao longo do dia na forma de pancadas.

Segundo o Simepar, no Paraná, a instabilidade aumenta significativamente no Norte, Campos Gerais e Grande Curitiba. Nas demais regiões do estado, tempestades ípicos de verão devem ocorrer, mas de forma mais isolada. As regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste devem registrar mais uma vez as maiores temperaturas, passando facilmente dos 30°C.

A chuva deve ser duradoura na Capital, com prognóstico de se estender até o fim do mês pelo menos, com volumes variados ao longo dos dias. Um sistema atua sobre a região e deve demorar a ir embora. Pela previsão dia a dia do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até o fim do mês a Capital deve conviver com chuva em algum momento destes próximos dias. Veja o gráfico.