
Um cenário positivo para investimentos! Foi assim que o prefeito Adriano Ramos (Republicanos) descreveu o momento de Paranaguá após 120 dias de da sua gestão. Um dos principais problemas encontrados por ele quando assumiu no início do ano foi o alto índice de desemprego na cidade.
“Nosso trabalho está sendo feito! O investimento vai poder se tornar realidade e vamos poder gerar emprego na cidade”, diz Adriano em entrevista à rádio Litoral Sul FM.
O prefeito afirma que já foi possível conseguir alvará para funcionamento de uma loja da Havan. Além disso, a Heringer, empresa que havia parado de funcionar em 2019 agora retorna à cidade. Outro anúncio está na criação de 100 novos empregos no Terminal de Contêiners de Paranaguá. “Direto e indireto serão mais de 750 empregos”.
Ele ainda destaca que outras empresas estão em negociação para operar em Paranaguá. “São quatro ou cinco empresas já! Está todo mundo com segurança jurídica e é isso que nós precisamos”.
Com a confirmação desses empregos, a preocupação da prefeitura é também de capacitar trabalhadores para que possam exercer suas funções. O objetivo está em fazer cursos de qualificação.
Fim da TAP
Parte desse sucesso na criação do cenário de segurança jurídica está no fato da Câmara Municipal de Paranaguá aprovar a extinção do Termo de Anuência Prévia (TAP), um documento obrigatório que elucida sobre a possibilidade e ou não de instalação de empreendimentos ou atividades em zoneamentos específicos em Paranaguá.
“Os investimentos, muitos não vieram para cá por conta dessa TAP. É algo muito burocrático que, além de atrasar investimentos, desestimulava fazer com que investimentos dessem a volta, pegassem a BR e fossem embora da cidade”, ressalta Adriano Ramos
Ele ainda complementa: “a nossa missão é destravar a cidade, estamos destravando, está aí a TAP que eliminamos da cidade e também criar outros mecanismos para que o investidor, ele olhe lá e fale: ‘pô, agora eu vou estar lá do lado do segundo maior porto do Brasil’. Ele vai dizer que agora vai estar do lado de um porto que, por cinco vezes seguidas, foi eleito o porto mais eficiente do Brasil”.
Investimento em estrutura
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Regularização Fundiária de Paranaguá (Sedehab), Leonice Lara Lacerda, a prefeitura tem colocado ordem quando se fala de investimento em infraestrutura.
“Nós estamos internamente trabalhando em parceria com outras secretarias, também muito importantes, para fazer a revisão do Plano Diretor. A ideia é que possamos ter um zoneamento adequado para que a gente possa estabelecer onde será esse parque industrial, também o distrito industrial, que são duas questões diferentes, mas que tem o mesmo propósito: atrair desenvolvimento econômico, gerar renda, gerar emprego e gerar oportunidades para a população”.
Outra revisão que está sendo trabalhada é a dos incentivos fiscais. “Porque o empresário ele quer o quê? Ele quer que o investimento que ele está fazendo no negócio dele tenha retorno. Essa questão pesa muito na escolha de onde vai operar”.
Leonice reforça que os trabalhos estão sendo feitos em parceria e que as mudanças são necessárias para que aquilo que é proposto pela prefeitura aconteça.