Antonina vai ganhar uma unidade da Casa da Mulher Paranaense, programa do Governo do Paraná que reúne serviços de proteção, apoio e oportunidades para mulheres.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) pelo governador Ratinho Junior e pela secretária Leandre Dal Ponte. Ao todo, o Estado investirá R$ 64,5 milhões para ampliar a rede de atendimento feminino e garantir mais desenvolvimento pessoal e profissional em diversas cidades.
Um espaço completo para mulheres
Diferente da Casa da Mulher Brasileira, de âmbito federal, a versão paranaense é multifuncional. A Casa da Mulher Paranaense oferecerá:
Qualificação profissional;
Apoio ao empreendedorismo;
Atendimento multidisciplinar;
Ações de prevenção e combate à violência doméstica.
Como Antonina foi escolhida
Antonina foi selecionada para receber a unidade por apresentar as condições necessárias ao projeto, como a disponibilização de terreno adequado, equipe técnica capacitada e o compromisso com a manutenção do serviço. O projeto arquitetônico segue o padrão estadual, o que garante qualidade e agilidade na execução das obras. A previsão é de que as unidades estejam concluídas até 2026.
Estrutura em três eixos
Cuidar das Mulheres: atendimento multidisciplinar, oficinas, palestras, apoio psicossocial e atividades de fortalecimento.
Gerar Prosperidade: incentivo à qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e acesso ao Banco da Mulher Paranaense, que disponibiliza linhas de crédito para negócios liderados por mulheres.
Ampliar a Proteção: ações de prevenção à violência, escuta inicial e encaminhamento à rede de atendimento especializada.