
Antonina pode ganhar ainda mais destaque no cenário internacional, não só por suas belezas naturais, mas também por seu compromisso com a preservação ambiental. O município está pleiteando o título de “Cidade das Aves”, concedido por organizações internacionais como a Environment for the Americas e o Bird Conservancy.
Na última sexta-feira (25), um grupo formado pela bióloga Maria Fernanda, da ONG Mater Natura, o secretário de Turismo, Thiago Afonso, o guia de turismo Diego Silva e outros parceiros percorreu áreas estratégicas da cidade para reunir as evidências que comprovam o potencial de Antonina para receber a certificação.
Entre as visitas, o grupo esteve na ASPRAN, referência local em agricultura familiar e produção orgânica, reforçando o elo entre sustentabilidade, conservação ambiental e geração de renda.
Observação de aves
O selo “Cidade das Aves” reconhece municípios que protegem os habitats naturais e promovem o turismo de observação de aves (birdwatching), atividade que cresce em todo o mundo e atrai turistas interessados na fauna, na fotografia e no contato direto com a natureza.
Com sua rica biodiversidade e paisagens únicas entre a serra e o mar, Antonina se consolida como uma forte candidata ao título, que pode ampliar a visibilidade do município, atrair novos visitantes e fomentar projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável.