
Nos dias 4 e 5 de outubro, Paranaguá terá a Bienal de Quadrinhos Circula, projeto que leva parte da programação da tradicional Bienal de Curitiba para outras regiões do estado. As atividades acontecem na Casa Monsenhor Celso, na Praça do Marco Comemorativo do Tricentenário, com acesso totalmente gratuito.
Depois de passar por Curitiba e Foz do Iguaçu, a Bienal desembarca no litoral reunindo artistas, leitores e profissionais do universo dos quadrinhos. A iniciativa busca aproximar o público da produção artística nacional, descentralizando o acesso à cultura e fortalecendo conexões em diferentes cidades do Paraná.
Programação da Bienal de Quadrinhos
A programação é variada e inclui oficinas, bate-papos com autores, exposição e a presença da Gibiteca Móvel da Bienal, que disponibiliza 50 títulos de histórias em quadrinhos para consulta no local.
Entre os destaques estão os autores Cora Ottoni, da Graphic MSP Denise – Arraso; Ilustralu, criadora de Arlindo e vencedora de prêmios como o Troféu HQ Mix e o CCXP Awards; e Monge Han, autor de Vozes Amarelas e Daruma: Perseverança.
No sábado, 4, o público poderá participar de oficinas de tirinhas e identidade criativa, além de acompanhar uma conversa com os convidados e a abertura da exposição. Já no domingo, 5, estão previstas oficinas de introdução à produção de quadrinhos e bate-papos sobre identidade, diversidade e a trajetória das HQs brasileiras, da internet às livrarias.
Para os organizadores, a circulação da Bienal é um passo importante para democratizar o acesso à arte. “A Bienal nasceu em Curitiba, mas tem como objetivo criar conexões com autores, artistas e leitores de todo o Paraná”, reforça Luciana Falcon, uma das coordenadoras.
Serviço
Bienal de Quadrinhos Circula – Paranaguá
Dias 4 e 5 de outubro, das 9h às 18h
Casa Monsenhor Celso – Praça do Marco Comemorativo do Tricentenário
Mais informações: @bienaldequadrinhos | Bienal de Quadrinhos
Inscrições para oficinas:http://linktr.ee/bienalhq