Busca ativa é realizada durante evento de conscientização sobre saúde renal em Paranaguá

Ação permanece no Terminal Urbano até às 17h

Flávia Adans
evento instituto do rim

Ação celebra o Dia Mundial do Rim. Foto Flávia Adans

O Terminal Urbano, no Centro de Paranaguá, foi o local escolhido para ação de conscientização sobre saúde renal. A data celebra o Dia Mundial do Rim e, além de levar exames à população, pretende realizar busca ativa por pacientes que apresentem sintomas que necessitem de investigação.

O evento é organizado pelo Instituto do Rim, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Senac e Secretaria Municipal de Saúde. A enfermeira do Instituto do Rim, Maria Tereza Ventura observa que a ação é importante por sair do Instituto do RIM indo mais próximo da população. “Nosso foco é conscientizar a população da importância desses cuidados, principalmente para aqueles pacientes que são considerados de risco, como diabéticos ou hipertensos. Estamos verificando a pressão e a glicemia dos pacientes e aqueles que estiverem com a pressão alta ou com a glicemia alterada, fazemos a anotação. Junto com a Secretaria de Saúde e o SENAC realizamos a busca ativa desse paciente e se necessário, é feito o encaminhamento para o cuidado médico”, detalha.

 
Para Mariana Goulart, instrutora do Senac, é uma oportunidade para a população e aprendizado para os alunos do curso técnico de Enfermagem. “Os alunos estão verificando glicemia e pressão arterial e fazendo orientações ao público com dicas de hábitos saudáveis, a importância da prevenção e do conhecimento sobre hipertensão arterial e diabetes, orientação sobre a importância de procurar o acompanhamento adequado na sua unidade básica de saúde. É importante também para a vivência profissional deles, eles são alunos e ainda estão formação, mas aqui já estão vivenciando uma amostra da importância do papel educador do técnico de Enfermagem”, avalia.

A secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi reforça que a porta de entrada do Sistema Única de Saúde é a unidade básica de saúde, mas ações extramuros são fundamentais. “Hoje estamos com este evento muito importante, fazendo uma espécie de busca ativa daqueles pacientes que possam apresentar alguma alteração para que a Secretaria de Saúde possa interferir já no início de uma possível doença”, explica.

Na noite desta quinta-feira, 13, o Palco Tutoia localizado na Praça de Eventos Mário Roque receberá luzes das cores amarela, vermelha e azul nesse símbolo pelo Dia Mundial do Rim. “Essa iluminação é para informar e alertar a população sobre o cuidado com esse órgão muito importante do nosso corpo que é o rim. Vai ser uma iluminação muito bonita e convidamos a todos para que passem por lá, tirem suas fotos e levem o alerta para a população se atentar às questões de prevenção”, convida a secretária.