Com uma estimativa de que 7 mil pessoas passem pela Ilha do Mel, em Paranaguá, durante o Carnaval, o Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela administração do arquipélago, divulgou regras para quem pretende visitar o local. Atualmente, o limite de ocupação é de até 5 mil pessoas/dia e não há necessidade de credenciamento prévio.
Leia mais:
A Ilha do Mel, em Paranaguá, roubou a cena durante a temporada de Verão. De cada dez pessoas que visitaram uma Unidade de Conservação (UCs), em janeiro, seis escolheram o parque estadual do Litoral. Uma multidão de 57.078 visitantes em um universo de 93.637 turistas ambientais em todo o Paraná. Cenário que irá se repetir no recesso prolongado de Carnaval.
Regras de preservação do local
Público que precisa respeitar uma série de orientações com foco na preservação do meio ambiente. No conjunto de 30 praias, como a do Miguel, da Gruta, de Fora ou da Fortaleza, entre outras, só é permitido circular a pé ou de bicicleta. Outro ponto importante: não está autorizada a entrada de nenhum tipo de animal doméstico.
Há, também, restrição ao funcionamento de alguns espaços de lazer, como ambientes com música ao vivo ou mecânica. Nesses casos, é permitido o funcionamento desses espaços de lazer de domingo a quinta-feira até 0h. Na temporada de verão (dezembro a fevereiro), nas sextas-feiras, até 2h. Sábados, feriados e festividades de Carnaval e Réveillon até as 3h. A fiscalização é feita por equipes do IAT, com a colaboração das Forças de Segurança do Estado.
“O que pregamos é um contato com a natureza de maneira respeitosa, uma melhor convivência entre todos que usufruem da Ilha do Mel”, afirma a coordenadora do escritório local do Instituto, Mayara Rodrigues.
Outra preocupação diz respeito à fauna silvestre. Recentemente, o IAT instalou placas de sinalização para conscientizar moradores e visitantes sobre a importância da conservação das espécies locais. Entre os recados, avisos para não se aproximar, tocar ou alimentar os animais. No caso de se deparar com algum animal, a orientação é para entrar em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) pelo telefone (41) 3420-9400 ou com o escritório regional do IAT no Litoral (41) 3422-8718.
“O local abriga diversas espécies silvestres que estão em seu habitat natural, como o jacaré-do-papo-amarelo. É a casa deles, nós que somos os visitantes. Então, precisamos saber nos comportar”, destaca a coordenadora. “Precisamos lembrar que é uma Unidade de Conservação, por isso o respeito à natureza, andar somente nas trilhas e seguir as orientações indicadas pelo IAT”, acrescenta.
Veja dicas de como se comportar na Ilha do Mel:
1) Só é permitido circular a pé ou de bicicleta;
2) Não é autorizada a entrada de nenhum tipo de animal doméstico;
3) Espaços com música só podem funcionar dentro do horário estabelecido;
4) Siga as orientações indicadas nas placas e não se aproxime, toque ou alimente os animais silvestres;
5) Respeite o uso das trilhas;
6) Leve sempre água, use roupas e calçados confortáveis;
7) Importante carregar protetor solar a repelente;
8) Não abandone lixo e descarte no local correto;
9) Respeite o mar;
10) Em caso de necessidade, ligue para o escritório regional do IAT no Litoral: (41) 3422-8718.