Litoral do Paraná Cultura

Cinema gratuito em dose dupla em Matinhos

Filmes “A trilha sonora de um bairro” e “Bença” serão exibidos a partir das 19h na Escola Municipal Pastor Elias Abrahão

editado por Silvio Rauth Filho
Cena do filme "A Trilha Sonora de um Bairro".

Cena do filme "A Trilha Sonora de um Bairro". (Crédito: Divulgação/Manu Fuzaro)

O Cineclube Currais, do projeto de extensão Centro Cultural Itinerante da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove nesta sexta-feira (dia 26), mais uma sessão de cinema gratuita para a população de Matinhos e Região. A partir das 19h, na Escola Municipal Pastor Elias Abrahão, serão exibidos os filmes “A Trilha Sonora de um Bairro” e “Bença”.

Essa é a segunda data do cronograma de exibições cinematográficas do projeto, que já teve no último dia 29/08 a mostra do documentário ficcional “As Cartas de William Michaud”, da cineasta paranaense Karla Nascimento, no mesmo local.

Trilha Sonora de um Bairro

Dirigido por Betinho Celanex e Danilo Custódio e lançado em 2023, o curta-metragem “A Trilha Sonora de um Bairro” é um documentário que dá voz à comunidade periférica da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), revelando sua força criativa através do rap e da cultura hip hop. A obra também retrata o cotidiano, os sonhos, os desafios, os dramas e a realidade complexa dos moradores do bairro.

Bença

Segundo filme da noite, “Bença” mostra um encontro visceral entre pai e filho dentro de uma prisão, inspirado em uma experiência real de injustiça e encarceramento. Dirigida por Mano Cappu e produzido por Betinho Celanex, a obra lançada em 2023 foi premiada em festivais tanto no Brasil quanto no exterior.

Oficina de produção de videoclipe

No dia seguinte à exibição dos filmes (sábado, 27/09), uma ótima oportunidade para os aficionados pela sétima arte: o diretor e produtor Betinho Cenalex vai ministrar uma oficina gratuita de produção de videoclipes, no Colégio Estadual Mustafá Salomão. O artista, que esteve envolvido tanto em “A Trilha Sonora de um Bairro” quanto em “Bença”, irá mostrar o passo a passo para criar um videoclipe e compartilhará ideias para tirar projetos do papel. As inscrições para participar da oficina podem ser feitas pelo e-mail centrocultural@ufpr.br.

Sobre o Cineclube Currais

Realizado pelo Centro Cultural Itinerante da UFPR, o Cineclube Currais ocorrerá de agosto a novembro, em uma sexta-feira por mês, e tem um viés exclusivamente regional, com a exibição de filmes produzidos no estado do Paraná. As sessões contarão com a presença de pelo menos um membro da equipe de produção da obra exibida, para promover o debate após a sessão, alinhando-se com o propósito de difusão cultural e promoção do acesso à produção cultural local. O projeto busca não apenas exibir filmes, mas também criar um espaço de diálogo, aprendizagem e fortalecimento comunitário. O nome “Currais” faz referência à história e à cultura local, com o objetivo de resgatar e fortalecer a identidade da comunidade, conectando-a ao seu território.

O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.