A Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (AMCORESPP) recebeu duas máquinas doadas pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT). Os novos equipamentos prometem revolucionar o trabalho dos coletores, gerar mais renda e impulsionar a reciclagem de plásticos no município.
As máquinas, projetadas para o reaproveitamento de garrafas PET, funcionam de forma rápida e prática. O processo inclui a separação da tampa e do líquido antes da inserção na máquina, que em poucos segundos transforma o material em matéria-prima pronta para a indústria. A tecnologia representa um grande avanço na logística da coleta seletiva e no incentivo à economia circular.
Tecnologia que transforma o lixo
Durante a entrega, a presidente da associação, Alyne Souza, destacou o impacto positivo que os equipamentos terão na rotina dos coletores e na sustentabilidade local.
“Hoje nós estamos aqui com duas máquinas doadas pelo Governo do Estado, pelo IAT, que vão ajudar os nossos associados a melhorar a renda, buscando novas formas de comercialização do plástico e permitindo que esse material volte ao ciclo produtivo, de forma sustentável”, afirmou.
As novas máquinas devem aumentar a produtividade, tornar o trabalho mais rentável e reduzir a informalidade no setor da reciclagem.