Com obras da Ponte de Guaratuba, avenida que dá acesso ao ferryboat será interditada na segunda-feira

DER/PR recomenda rotas alternativas e orienta os motoristas que redobrem a atenção

Redação Bem Paraná, com AEN
14pontedeguaratuba

Caminho da Ponte de Guaratuba. Foto: DER

A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que dá acesso ao ferryboat e ao bairro de Caieiras, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, será totalmente interditada a partir desta segunda-feira (17), às 8h da manhã. A medida é para os trabalhos de duplicação da via, que fazem parte do conjunto das obras da Ponte de Guaratuba.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) orienta os motoristas que redobrem a atenção especialmente nas áreas próximas às obras. Deve-se evitar o uso de celular ao volante e outras distrações para garantir a segurança. Nesse período, haverá também a operação pare-e-siga para melhorar o fluxo de veículos na região.

O DER/PR atuará em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal de Guaratuba e o Consórcio Nova Ponte para organizar o fluxo de veículos durante o período de interdição.

De acordo com o secretário municipal da Segurança de Guaratuba, Adilson Correa dos Santos, a interdição da Avenida Antônio dos Santos Miranda é parte de um projeto que promete trazer benefícios significativos para a mobilidade urbana e a segurança viária na região. “Em razão das obras de construção da Ponte de Guaratuba pelo governo Ratinho Júnior, o prefeito Maurício Lense externou toda a preocupação com os impactos da obra”, disse.

Segundo ele, a partir do dia 17 as forças de Segurança do Estado e do município desempenharão um papel em relação ao trânsito, envolvendo o consórcio da ponte, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Secretaria Municipal da Segurança Pública e Trânsito, Secretaria de Urbanismo e Secretaria de Obras. “O trecho de obras está sendo sinalizado para alterações. Teremos apenas uma entrada e saída única da cidade, que será pela Avenida Marechal Hermes”, explica o secretário.

“Os desvios implementados foram cuidadosamente planejados para minimizar eventuais transtornos, mas seu funcionamento depende diretamente da colaboração de cada cidadão. Pedimos especial atenção à Operação Pare-e-Siga, que será fundamental para organizar o fluxo de veículos”, destaca.

Rotas alternativas

Para quem se dirige de Caieiras ou Matinhos em direção à Garuva:

Para entrada e saída de Guaratuba (Coroados) pela PR-412:

Ponte

A Ponte de Guaratuba já chegou a 44,2% de execução e em relação ao cronograma físico-financeiro representa um investimento de R$ 170.902.058,17 a preços iniciais. Ela tem previsão de ser entregue em abril de 2026. A construção está em tempo real através das câmeras de monitoramento no site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.