
Na noite de quarta-feira (8), um grupo de 20 empresários ligados ao setor portuário assinou o contrato para elaboração de um novo projeto executivo da Avenida Senador Atílio Fontana, que será doado à Prefeitura de Paranaguá. O investimento é de R$ 1,1 milhão e a entrega está prevista para 30 de outubro.
A iniciativa visa corrigir falhas do projeto anterior e apresentar uma solução definitiva para um dos principais gargalos logísticos do município. A proposta inclui a recuperação de 2,1 km já existentes, a implantação de mais 4,1 km de via e a construção de uma ponte sobre o Rio Vermelho, com estrutura para suportar rodotrens de até 74 toneladas.
“Estrada do Ribeirão” vai ligar a avenida à BR-277
Outro destaque do projeto é a criação de uma nova via alternativa, chamada de Estrada do Ribeirão, que vai ligar a Avenida Atílio Fontana diretamente à BR-277, perto do Posto Jaú. A proposta é desafogar o trânsito pesado no centro da cidade e melhorar o escoamento da produção.
Segundo o prefeito Adriano Ramos, assim que o projeto for entregue, o município vai iniciar as tratativas com o Governo do Estado para viabilizar a execução da obra, orçada em cerca de R$ 100 milhões.
“A união dos empresários é um passo fundamental para que esse sonho da cidade finalmente se concretize. Já estamos alinhados com o Governo do Estado e, tão logo recebamos o projeto, vamos encaminhá-lo à Secretaria de Infraestrutura e Logística. Temos pressa, porque o ano que vem é eleitoral e os prazos para captação de recursos são curtos”, afirmou o prefeito.
Parceria entre empresários e poder público acelera mudanças
Para os empresários, essa é uma ação estratégica para destravar o desenvolvimento de Paranaguá, principalmente nas regiões do Jardim Iguaçu e do Ribeirão, que têm grande potencial industrial. O grupo se organizou através do Movimento de Empresários do Setor Portuário de Paranaguá (MESPP).