11
UFPR e IPHAN trazem novo projeto de preservação histórica a Paranaguá (Foto: Prefeitura de Paranaguá/Divulgação)

Representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do IPHAN se reuniram com a Prefeitura de Paranaguá na sexta-feira (19) para discutir a implantação do Canteiro do Patrimônio, projeto que promete transformar a preservação do Centro Histórico do município.

A iniciativa prevê oficinas de restauração, levantamento de edificações, assistência técnica para habitação de interesse social e formação de mão de obra especializada. A proposta é aproximar a universidade, o IPHAN e a comunidade, envolvendo estudantes e moradores na conservação do patrimônio histórico.

Segundo o professor Rodrigo Sartori Jabor, da UFPR, as atividades devem começar no primeiro semestre de 2026, com recursos de emenda parlamentar do deputado Toninho Wancher.

Festival da Primavera pode voltar

Além do canteiro, a reunião também trouxe outra novidade: a possível retomada do Festival da Primavera, promovido pela UFPR e que não acontece há 35 anos em Paranaguá. O evento deve valorizar a cultura local com uma programação especial. A prefeitura não informou, até o momento, a data do retorno do evento.