Moradores de Pontal do Paraná voltaram a ver máquinas pesadas trabalhando às margens do Canal Pery, também conhecido como Rio Pery. A obra de desassoreamento começou nesta semana, colocando fim a mais de duas décadas sem qualquer intervenção no local. A expectativa é diminuir os alagamentos que atormentam os balneários da região.
A última vez que o canal havia sido limpo foi em 2002. Desde então, o acúmulo de sedimentos e a falta de manutenção fizeram o rio perder parte da sua função de drenagem. Agora, com investimento de R$ 3,8 milhões, o Instituto Água e Terra (IAT), com apoio da prefeitura, colocou em ação um plano dividido em três etapas.
O primeiro trecho em obras fica no balneário Canoas, saindo do final da Avenida Santos Dumont e se estendendo por 7 quilômetros até o ponto onde o canal se encontra com um braço vindo de Matinhos. A segunda etapa cobre esse braço até o início do canal dentro de Matinhos. Por fim, a terceira fase vai do ponto de junção até o Rio Guaraguaçu.
Para vencer o terreno alagado, a equipe está usando escavadeiras com braço longo e até uma máquina anfíbia, um equipamento raro e específico para esse tipo de solo. O projeto foi montado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.
O diretor do IAT, José Luiz Scroccaro, lembrou que o canal foi criado ainda nos anos 1940, com pá e picareta, para controlar doenças como a malária e melhorar a salubridade da região. A obra segue nas próximas semanas.