Guaratuba, no Litoral do Paraná, contará com 31 acadêmicos de Medicina por meio de convênio firmado com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). São estudantes do 6.º ano do curso de Medicina. O estágio está previsto para iniciar em agosto e terá duração de seis meses, com um novo grupo assumindo ao término desse período.
Durante esse tempo, os acadêmicos fixarão moradia no município e serão distribuídos entre o Pronto-Socorro (PS), o Hospital Municipal (HMG) e as unidades básicas de saúde (UBSs) de Guaratuba.
Inicialmente, o programa contará com 31 acadêmicos por ciclo, com potencial para expansão no futuro. No hospital, três universitários atuarão durante o dia. No Pronto-Socorro, serão quatro estagiários no período diurno divididos entre emergência, observação e triagem. Já nas UBSs, cada uma delas contará com dois acadêmicos, abrangendo seis unidades na cidade e seis no interior. Por enquanto, não haverá estagiários no período noturno.
Os acadêmicos serão orientados pelos médicos do Município, além de contarem com o acompanhamento de um preceptor da universidade. A reunião que oficializou a parceria contou com a presença do prefeito Maurício Lense, do médico Richard Medeiros responsável pela parceria, da diretora do HMG, Patrícia Chaves e dos representantes da Univali, o médio Renan Castro, Margareth Lima, Carina Miranda e Renann Vicenzoto de Castro de Souza.