Litoral do Paraná bom sucesso

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso terá restauração histórica em Guaratuba

Editada por Isabelle Sales
65185fdb-7394-4fcd-912d-6c78e4280f3d

Representação em 3D da proposta para o entorno da Igreja

A Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), será restaurada em Guaratuba. O templo, que guarda séculos de fé e história, deve passar por um amplo processo de restauração, agora reforçado pelo apoio oficial do Governo do Estado do Paraná.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15), durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SEDEST), em Curitiba. O encontro reuniu autoridades estaduais, municipais e representantes de instituições culturais e ambientais, como o IPHAN e o Instituto Água e Terra (IAT).

Durante a reunião, a superintendente do IPHAN, Fabiana Moro Martins, apresentou o projeto de restauro desenvolvido pela empresa ArquiBrasil. O estudo inclui intervenções estruturais e ações de conservação para garantir que a igreja seja preservada com segurança e autenticidade.

Apoio técnico e financeiro

O Governo do Paraná se comprometeu a oferecer suporte técnico e financeiro à obra, em parceria com o IAT e demais órgãos. Também está prevista a publicação de um decreto de utilidade pública para a igreja e seu entorno, o que deve acelerar o processo de revitalização.

Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso 

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, situada à Praça Alexandre Mafra, foi construída no século XVIII e tombada individualmente pelo Iphan em 1938 por meio de sua inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. 

Atualmente, está sob gestão da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, sendo utilizada de forma complementar à igreja construída na parte posterior do templo original, sobretudo durante seus principais eventos religiosos, com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, com duração de dez dias, todo mês de julho.