
A tão esperada obra do Colégio Estadual Deputado Aníbal Khury, em Guaratuba, no Litoral do Paraná foi inaugurada nesta quinta-feira (27). A construção recebeu R$ 12,7 milhões de investimentos do Governo do Estado.
Segundo o governador em exercício, Darci Piana, a melhoria das condições das escolas e das salas de aula tem como objetivo principal facilitar o processo de aprendizado dos estudantes, cujo desempenho é o melhor do Brasil segundo os dois últimos rankings do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse é o terceiro colégio novo entregue em 2025: os outros dois foram em Cascavel e Toledo.
A construção do Colégio Deputado Aníbal Khury começou em novembro de 2023 e tinha previsão de ser concluída em um ano e seis meses, porém foi entregue antes do prazo. “Quando firmamos o compromisso com a gestão municipal anterior, informamos que essa obra estaria pronta para o ano letivo de 2025 e hoje estamos aqui para cumprir com este acordo”, enfatizou.
O novo colégio possui mais de 3 mil metros quadrados de área construída e capacidade para até mil alunos, com doze salas de aula climatizadas com ar-condicionado, laboratórios de química, biologia e informática, além das áreas externas como quadra, anfiteatro com arquibancada, bicicletário e estacionamento. O terreno, de 7,5 mil metros quadrados de área total, foi doado pelo município em 2013.
Fim da espera
Até o ano passado, a unidade funcionava em um prédio cedido pelo município, onde permaneceu por 20 anos ofertando aulas para alunos do ensino fundamental, mas que já não comportava mais as necessidades da cidade. Com a nova sede própria, a escola também atenderá estudantes do ensino médio, conforme informou Fábio José de Araújo, responsável pela direção do Colégio há duas décadas.
“A situação mudou completamente, porque passamos de um local cedido, que era metade de madeira e metade de alvenaria, onde era possível atender no máximo 300 alunos, para um local próprio com toda a estrutura necessária para o atendimento e acolhimento dos alunos, onde podemos ter até mil estudantes, com o acréscimo do ensino médio”, disse o diretor escolar.
Na avaliação do prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, a nova escola passa a ser imediatamente a melhor do município. “Além de ampliar o número de vagas para os estudantes da rede pública, esta unidade ainda tem capacidade de receber mais alunos, o que nos deixará prontos para o crescimento da cidade”, comentou.