Livro infantil “Pirata Corcorã” será lançado em Paranaguá

Estação Ferroviária será o palco da programação cultural para todas as idades

Flávia Adans com informações da assessoria de imprensa
Ilustrações livro

Programação contará com diversas atividades culturais e interativas para o público. Divulgação/Assessoria de Imprensa

No sábado, 29, das 12h30 às 18h15, a Estação Ferroviária de Paranaguá será palco para uma programação cultural voltada a todas as idades com o lançamento do livro “Pirata Corcorã: como ser um homem grande?” que vem com a proposta de explorar emoções, questionar padrões e construir novos caminhos. A obra infantil, assinada pela socióloga e escritora Angélica Ripari, ganha um evento de lançamento repleto de atividades para crianças e adultos, incluindo teatro, oficinas e shows. O livro tem distribuição gratuita. 

O livro traz ainda um mapa “para ser um bom pirata”. Seguindo este mapa o Corcorã precisa procurar dicas em três lugares: no Mar de Sapos ele é orientado a ser grosso e nunca fugir de uma briga; na Floresta dos Gritos Sufocantes a ser durão e não mostrar os sentimentos; e na Montanha da Cartola Uivante ele precisa ser Homem-Homem e mandar para longe as meninas.

A proposta é para reformular este mapa e, a partir da reflexão coletiva, buscar novas orientações que nos levem à cultura da paz. Neste novo mapa, são três lugares: primeiro, Caminho dos olhos Olhantes, que serve, segundo a autora, para identificar quais são essas questões que podem ser reformuladas, um segundo lugar, o Tronco do Descanso, para buscar o que se deseja, o terceiro lugar, O Rosto que Muda, trazem o como transformar as ações.

Segundo a autora, Angélica Ripari, a sociedade frequentemente ensina os meninos a reprimir emoções, a recorrer à agressividade para resolver conflitos e a comprovar sua masculinidade por meio da dominação. “Esse padrão não apenas restringe suas próprias vivências emocionais, mas também afeta as relações interpessoais e perpetua ciclos de violência”, explica.

Divulgação/assessoria de imprensa

Mestre em Ciências Sociais e professora de Sociologia da rede pública do Paraná, Ripari ressalta que Pirata Corcorã propõe uma reflexão lúdica sobre essas imposições. “A ideia não é negar a masculinidade, mas ampliá-la, permitindo que meninos e homens possam ser quem realmente são, livres de expectativas nocivas. Queremos construir caminhos mais saudáveis, baseados no respeito, na empatia e na cultura da paz”, diz.

Durante o lançamento do livro, os visitantes poderão retirar seu exemplar gratuitamente e, ainda, conferir a exposição das ilustrações da obra. Além disso, a programação contará com diversas atividades culturais e interativas para o público. Confira:

12h30 – 13h | Jogos da Pirata Pirada – atividade infantil (30 minutos)

13h – 14h | Oficina com a ilustradora Juliana Gatto: Mapa das Emoções

14h – 14h30 | Apresentação Pirata

14h30 – 15h | Contos e Cantos de Alto Mar – atividade infantil (30 minutos)

15h – 15h30 | Roda de conversa

15h – 15h30 | Caça ao Tesouro – atividade infantil (30 minutos)

15h30 – 16h | Sessão de autógrafos

16h – 17h | Show Abyabaila (60 minutos)

17h15 – 18h15 | Show Gralha Blues (60 minutos)

Oficina “Mapa das Emoções”

Uma das atrações do evento será a oficina “Mapa das Emoções”, ministrada pela ilustradora Juliana Gatto. A atividade, que acontecerá ao ar livre, propõe uma jornada interativa na qual os participantes poderão explorar sentimentos, caminhos e escolhas. A ideia é estimular a consciência emocional e o autoconhecimento, por meio de trilhas simbólicas que representam diferentes emoções e desafios.

A oficina terá duração de 60 minutos e pessoas de todas as idades poderão participar. “Nosso convite é para que cada participante descubra qual caminho de afeto deseja compor em sua própria vida”, explica Juliana Gatto.

Sobre o projeto

O “Pirata Corcorã: como ser um Homem Grande” é uma iniciativa financiada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) (edital 002/2023), com apoio da COPEL e vinculado ao programa de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná Alternativas para uma Nova Educação (ANE). A ação também conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo de Paranaguá (LPG nº 195/2022, edital de chamamento 003/2024), por meio do edital municipal de Paranaguá, o que possibilitou a realização das oficinas e a ampliação do alcance do projeto na região.

Desde o início das atividades, o projeto já percorreu nove escolas municipais, universidades e esteve presente em cinco cidades do Litoral do Paraná, realizando oficinas voltadas para crianças, professores e estudantes em formação para a docência. Nas escolas municipais, as atividades incluem contação de histórias e performances teatrais com os personagens Pirata Corcorã e seu fiel escudeiro, o papagaio Grilo.