O Procon, órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Paranaguá, no Litoral do Paraná, recebe diariamente cerda de 30 reclamações de pessoas que se sentiram lesadas por serviços ou aquisições de produtos. Segundo Cíntia Lins, atendente do Procon na cidade há mais de sete anos, diz que no topo da lista estão as financeiras, golpes aplicados, empresas de telefonia e os serviços de água e esgoto.
“O cidadão nos procura para sanar dúvidas e tentar resolver os problemas com prestadora de serviços, compras ou mesmo golpes que acabaram sofrendo por meio de e-mail, ligações ou mensagens, por exemplo”, observa Cíntia Lins.
Em média, o Procon realiza cerca de 30 atendimentos diários. “Em dias mais tranquilos, esse número pode cair para 15, mas geralmente fica em torno de 30 consumidores que buscam o órgão”, conta.
O atendimento no Procon de Paranaguá ocorre por ordem de chegada. “Recepcionamos o consumidor e se necessário, entramos em contato com a empresa ou serviço alvo da reclamação. Caso o problema não seja resolvido por meio desse intermédio, emitimos uma declaração para que o cidadão possa buscar a solução na Justiça, principalmente para o Judiciário Especial, conhecido popularmente como Pequenas Causas”, detalha a atendente. Conforme ela, aproximadamente 80% dos casos são resolvidos no próprio Procon.
O Procon de Paranaguá é um órgão administrativo, não possui fiscais ou advogados. “Quando um problema não pode ser resolvido administrativamente, encaminhamos o caso para Pequenas Causas”, ressalta. O Procon de Paranaguá atende ao público das 8h às 11h e das 13h às 17h, no terminal Urbano, no Centro de Paranaguá.