WhatsApp Image 2025-09-21 at 13.21.39 (1)
Em ação global, Guaratuba combate lixo nas praias e alerta para futuro dos oceanos (Foto: PMG)

No último sábado (20), Guaratuba promoveu a 4ª edição do Mutirão de Limpeza de Rios e Praias, dentro do movimento global “Clean Day – Por um Mar Sem Lixo”, realizado em mais de 130 países. A mobilização aconteceu em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e teve como meta monitorar e limpar os 22 km de faixa litorânea do município, preparando a cidade para a temporada de verão.

A ação contou com a presença de mais de 200 voluntários, que juntos retiraram mais de 1 tonelada de resíduos do litoral. O material recolhido foi encaminhado para a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Guaratuba, onde será separado e destinado corretamente.

Além do impacto ambiental, a iniciativa pode gerar renda para 26 famílias da Associação Acamares Pôr do Sol. O coordenador Fabiano Cecilio da Silva destacou a importância da mobilização.
Segundo ele, se nada for feito, em 2050 pode haver mais lixo do que peixes no mar, conforme projeções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ação em Guaratuba

O mutirão foi organizado pelo Instituto Guaju, em parceria com a Prefeitura de Guaratuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Educação. A ação contou ainda com o apoio de instituições como SESC-PR, Instituto Inpar, IAT, ACIG, Meros do Brasil, LEC-UFPR e Grande Reserva Mata Atlântica.