
Morretes, no Litoral do Paraná, está investindo na preservação de sua história e arquitetura. Diversos projetos de restauração estão em andamento em imóveis tombados e áreas de valor cultural e turístico.
Localizado na Rua XV de Novembro, o Theatro Municipal está passando por obras de restauração após ficar fechado por um período.
O projeto da fachada está em análise pela Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) e, quando for reinaugurado, o espaço receberá atividades culturais, eventos e contará também com uma cafeteria, tornando-se um novo ponto de encontro para a comunidade.
Ponte de Ferro terá restauro estrutural
Um dos cartões-postais de Morretes, a Ponte de Ferro sobre o Rio Nhundiaquara, no Centro Histórico, também está na lista de revitalizações.
O projeto prevê reforço da estrutura, substituição de peças metálicas, reparos e a instalação de um sistema de iluminação, garantindo segurança e valorizando ainda mais a paisagem local.
Outro espaço de importância cultural é a antiga Biblioteca da Rua XV de Novembro. O prédio está recebendo serviços de limpeza e a Prefeitura apoia estudos para viabilizar o restauro completo, além de buscar recursos para financiar a obra.
Além desses projetos, Morretes também trabalha na restauração de outras edificações históricas e na requalificação de espaços públicos.