FB_IMG_1740519281616

As secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Defesa Civil de Morretes em parceria com a Polícia Militar, têm intensificado as ações de acolhimento à população em situação de rua.

O objetivo é garantir segurança, oferecer suporte e promover o bem-estar social. Durante as abordagens, diversas pessoas foram encaminhadas para serviços de assistência, unidades de saúde e oportunidades de trabalho. A administração municipal reforçou as ações devido ao aumento das ocorrências envolvendo conflitos entre pessoas em situação de rua, com foco em uma abordagem humanizada e preventiva.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Cristina Moraes da Costa Pinto explica que esse serviço sempre aconteceu e agora as ações têm sido intensificadas por conta do crescimento considerável dessa demanda. “Estamos unindo forças com outros setores, como Saúde, Defesa Civil e segurança pública, mas realizamos um trabalho de orientação, de conscientização, para que eles resgatem a autoestima, resgatem a sua dignidade para que saiam dessa condição de extrema vulnerabilidade”, observa.

A secretária reforça que a equipe busca possibilitar as condições de acolhida na rede social e essencial de saúde, com encaminhamento para esses serviços, para internamento com o grupo de alcoólicos anônimos, para um acompanhamento familiar, reinserção familiar, mercado de trabalho. “Buscamos contribuir para restaurar e preservar a integridade e autonomia dessa população que se encontra tão vulnerável. Promovemos principalmente ações para a reintegração familiar e comunitária”, ressalta Maria Cristina.

A secretária comenta que diversos serviços são ofertados como concessão de passagens e vale-transporte para itinerantes quando precisam, espaço para banho,  encaminhamento para grupos de alcoólicos anônimos, entre outros serviços. “Promovemos também uma ação para a confecção de documentação pessoal, civil, já fizemos ações com corte-cabelos, vacinação, o acolhimento, café da manhã. Não são muitos que aderem, mas aos poucos temos conseguido”, afirma.

DADOS

Durante o ano 2023 e 2024, Foram  294 passagens concedidas, 179 vales-transportes que seriam para cidades do litoral, condução e recondução de pessoas no litoral, residentes no município ao retorno de suas casas 298, 30 reinserções familiares com concessão dos benefícios eventuais, 395 vales-banhos, 1.763 abordagens sociais, 13 encaminhamentos aos alcoólicos anônimos, 14 encaminhamentos para internamento, 19 encaminhamentos para curso de qualificação e capacitação profissional, 68 encaminhamentos para confecção de documentos, 12 encaminhamentos para o mercado de trabalho, além de quadro de cabelo, vacinação e acolhimento, entre outros serviços. Fotos Prefeitura de Antonina.