whatsapp-image-2025-09-12-at-141003_(789)
Morretes lança 1ª edição do festival “Litoral Étnico” (Foto: PMM)

Neste sábado (13), começa a 1ª edição do “Litoral Étnico – Mostra Folclórica de Morretes”, no Coreto Jeff Petersen, no Centro Histórico, às margens do rio Nhundiaquara.

A programação seguirá também nos dias 20 de setembro, 11 e 25 de outubro, sempre das 12h às 16h, reunindo apresentações de dança, exposições temáticas, artesanato e gastronomia local.

Na estreia, o destaque será o Grupo Folclórico Alte Heimat, que sobe ao palco às 13h, preservando tradições germânicas com músicas e danças da Alemanha, Áustria e Suíça.

Às 14h, quem se apresenta é a dançarina cigana Camila Nickel, formada em ballet clássico e fundadora da escola Oz Música e Dança, em São José dos Pinhais.

Diversidade cultural em destaque

A curadoria do evento traz grupos representativos de diferentes comunidades, incluindo italiana, árabe, boliviana, alemã, afro-brasileira, cigana, polonesa e ucraniana.

De acordo com a coordenadora geral, Angela Meschino, a mostra nasceu da necessidade de valorizar e preservar tradições que ajudam a fortalecer a identidade local e ampliar o acesso à cultura fora da capital.

O festival é organizado pela Esper & Meschino Produções e deve receber cerca de 5 mil pessoas, entre moradores, turistas e estudantes. Além das apresentações, estão previstas atividades de contrapartida com a comunidade.

Apoio e parcerias

O “Litoral Étnico” é realizado com recursos da Secretaria de Estado da Cultura, via Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e Mecenato Subsidiado, com apoio da Copel, da Prefeitura de Morretes e das comunidades étnicas participantes.