Mostra Sobrecarregada – Foto – Vitor Pavan
Evento acontece entre os dias 8 e 21 de maio, na UFPR Litoral, em Matinhos. Foto Vitor Pavan Fotografia

Estão abertas as inscrições para a 3.ª edição da Mostra Sobrecarregada, evento dedicado às artes visuais produzidas por mulheres do Litoral do Paraná. As interessadas podem se inscrever gratuitamente até dia 10 de março pelo link https://linktr.ee/mostrasobrecarregada. No mesmo endereço eletrônico estão o edital completo e informações detalhadas sobre a seleção.

Com o tema “Descarrego”, a Mostra convida artistas a explorarem, por meio da arte, as sobrecargas, memórias, rituais e processos de libertação presentes no universo feminino, transformando pesos em potência artística. “É um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo e é uma mostra de artista contemporâneos e selecionaremos essas artistas para comporem com suas obras dentro desse tema que é a sobrecarga da mulher”, explica Marina Chiva, coordenadora e idealizadora.

O evento acontece entre os dias 8 e 21 de maio, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, em Matinhos, e selecionará sete artistas para expor suas obras, que podem ser apresentadas em diversos formatos, como instalações, performances, fotografias, colagens e pinturas.

Cada artista selecionada receberá um cachê de R$ 4.500 e participará de uma programação especial, que inclui bate-papo com a curadora e artista visual Gio Soifer (com interpretação em Libras), visitas guiadas e outras atividades que celebram a criatividade e a força das mulheres na arte.

“Qualquer mulher que se enquadre, tenha uma obra e queira participar da seleção, pode inscrever o projeto com o maior número de detalhes. A última mostra ocorreu em Paranaguá e este ano será em Matinhos. As mulheres selecionadas serão todas do Litoral do Paraná, esse é um requisito: residir no litoral paranaense”, detalha Marina Chiva.

Podem se inscrever artistas que se identifiquem como mulheres, coletivos, além de microempreendedoras individuais (MEI) e pessoas jurídicas com atividades artísticas comprovadas, que residam no Litoral do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online https://forms.gle/D7hHSF6pKcuUoz2u9.

As obras serão avaliadas com base na conexão com o tema “Descarrego”, na diversidade étnica, racial, LGBTQIA+ e socioeconômica, e no vínculo territorial com o Litoral do Paraná. O resultado final será divulgado em março, e as artistas selecionadas serão notificadas por e-mail.