040825140001_4938452387803279060_jpg
(Foto: PMPP/Divulgação)

Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, o canal de acesso à Ilha do Mel passa por melhorias para conter o assoreamento, garantir mais segurança à navegação e fortalecer o turismo e a pesca na região.

O projeto inclui a instalação de sinalização náutica em ambos os lados do canal e a construção de uma passarela com quase 150 metros de extensão sobre o molhe. A nova estrutura vai facilitar o deslocamento de moradores e visitantes e também deve se tornar um novo ponto turístico no litoral paranaense.

A primeira fase da obra já está em andamento e envolve monitoramento da fauna e levantamento batimétrico, etapas fundamentais para o licenciamento ambiental. Esses estudos avaliam os possíveis impactos ao ecossistema da área e são exigidos por lei.

Segundo o engenheiro ambiental Jhonatan Zonta, da empresa Arcgeo, que atua na consultoria técnica, todo o projeto foi planejado com base em princípios de sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais.

O processo de licenciamento ambiental está sob responsabilidade do Instituto Água e Terra (IAT), com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além da Prefeitura de Pontal do Paraná e do Governo do Estado, que acompanham a execução da obra.