Hospital Trabalhador Foto Gilson Abreu ANP
(Foto ilustrativa: Gilson Abreu/Arquivo AEN)

A comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel, vai ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A obra foi autorizada nesta quarta-feira (1º) e deve ser concluída em até 210 dias. O investimento é de R$ 2,8 milhões, bancado integralmente pelo município de Paranaguá.

A nova estrutura vai substituir a atual unidade, considerada inadequada para reforma. Com 487,3 m² de área construída, a UBS Flora Neves da Graça contará com recepção ampla, consultórios médicos, odontológico e ginecológico, salas de vacinação, observação, curativos e inalação, além de farmácia, setor administrativo e dormitórios para profissionais de saúde.

Segundo o engenheiro Guilherme Henrique de Oliveira, da empresa responsável pela obra, a unidade será “significativamente maior e mais adequada, com ganhos reais em espaço e qualidade para a comunidade”.

Enquanto a obra estiver em andamento, os atendimentos médicos serão feitos em uma unidade provisória, na chamada Casa da Copel, localizada a poucos metros do terreno original. O espaço passa por adaptações e deve estar pronto em até 30 dias.

Ação comunitária durante o lançamento

Durante a assinatura da ordem de serviço, a prefeitura promoveu serviços gratuitos à população, como vacinação contra sarampo e febre amarela, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além de aferição de pressão e glicemia.