Litoral do Paraná praia de leste

Obras em Pontal do Paraná iniciam requalificação da orla com tecnologia australiana

Editada por Isabelle Sales
010925145036_5021987087938858793_jpg

Praia de Leste é ponto de partida para revitalização histórica da orla de Pontal (Foto: PMPP/Divulgação)

Pontal do Paraná deu início ao um projeto de requalificação da orla. As obras começaram pela Praia de Leste, e a primeira fase vai contemplar 3,66 quilômetros entre os balneários de Monções e Canoas. O investimento previsto é de R$ 34,5 milhões.

O destaque desta etapa inicial é a implantação de um sistema de drenagem com a tecnologia RIB LOC, de origem australiana. Diferente das galerias convencionais, o método utiliza tubos helicoidais de PVC instalados em caixas de concreto, capazes de captar e conduzir a água das ruas perpendiculares à Avenida Aníbal Khury até a faixa da praia.

Parte da água será direcionada para a restinga, o que pode ajudar a preservar o ecossistema local. Além da drenagem, o trabalho também envolve terraplanagem e pavimentação, respeitando integralmente as áreas de preservação.

Orla vai ganhar novos espaços de lazer

Além da infraestrutura subterrânea, o projeto da nova orla prevê ciclovia e pista de corrida; novo calçamento; áreas de lazer e quiosques; passarelas de acesso e sinalização para garantir acessibilidade.

A segunda fase da requalificação já recebeu Licença Prévia do Instituto Água e Terra (IAT). Ela vai contemplar mais 2,77 quilômetros de orla, entre os balneários de Santa Terezinha e Ipanema, com novas calçadas, quiosques, passarelas, lounges urbanos e melhorias na via beira-mar. O edital de licitação está em elaboração.

O projeto é executado pelo Consórcio Orla de Pontal, vencedor da licitação, com supervisão do Governo do Estado e do IAT, além do apoio direto da Prefeitura de Pontal do Paraná no processo de infraestrutura e licenciamento ambiental.