
Pai e filho se afogaram nesta tarde de sábado, 22, na praia do Balneário Atami, em Pontal do Paraná, no Litoral. Os dois são moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e estavam em uma área sem proteção de guarda-vida, nas proximidades do entreposto Guapê/Atami no município de Pontal do Paraná.
Leia mais:
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por volta das 14h37min, foi acionado via central 193 para atendimento a uma ocorrência de afogamento envolvendo duas vítimas do sexo masculino. As equipes do CBMPR, compostas pelo Coordenador Alpha I, Bravo I e guarda-vidas dos Postos de Guarda-Vidas (PGVs) Atami, Guapê e Shangri-La I, deslocaram-se imediatamente ao local. Ao chegarem, constataram que as vítimas — pai e filho — já haviam sido retiradas da água por populares.
As manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) iniciaram-se às 14h45min, quase simultaneamente à chegada da aeronave Falcão 08, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
A vítima de 14 anos apresentou retorno ao ritmo cardíaco às 15h05min, após intervenção da equipe médica do Falcão 08. Já a vítima de 44 anos, atendida pela equipe Alpha SAMU de Pontal do Paraná, teve o restabelecimento do ritmo cardíaco às 15h16min.
Ambas as vítimas foram estabilizadas e transportadas ao Hospital Regional do Litoral (HRL) pelo Falcão 08.
Dados das vítimas:
• Masculino, 44 anos – Grau de afogamento G6
• Masculino, 14 anos – Grau de afogamento G6
(Vítimas com parada cardiorrespiratória)
Recursos mobilizados:
• Oficial de Praia
• Falcão 08 (BPMOA)
• Força Tarefa
• 3 Coordenadores de Setor
• Alpha SAMU
Efetivo diretamente envolvido: 13 bombeiros militares
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça a importância da escolha de áreas protegidas por guarda-vidas para o banho de mar e permanece à disposição da sociedade para o cumprimento de sua missão em prol da segurança e preservação da vida.