
Na manhã desta quinta-feira (31), Paranaguá oficializou sua adesão ao Movimento Paraná Unido Contra o Racismo, em uma cerimônia com presença de autoridades do Ministério Público do Paraná, lideranças estaduais e representantes de movimentos sociais.
O evento marcou também a transferência temporária da sede da Procuradoria-Geral de Justiça para o município.
Nova secretaria vai ampliar políticas de igualdade racial
Durante o evento, o prefeito Adriano Ramos anunciou a mudança do nome da atual Secretaria da Mulher para Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. A medida atende a uma demanda apresentada pela secretária Daiane Ávila Christakis e por lideranças do movimento negro do município.
O procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti, destacou que o papel das prefeituras é essencial para que as leis e políticas públicas de igualdade racial saiam do papel. Ele ainda afirmou que Paranaguá tem potencial para conquistar o selo ouro do programa estadual contra o racismo.
A assessora da Diretoria de Igualdade Racial do Governo Federal, Clemilda Santiago Neto, também elogiou a gestão municipal. “Quando um prefeito tem a coragem de trazer à luz esse debate, ele demonstra que a cidade é realmente para todos”, afirmou.
A cerimônia também contou com a presença de representantes da OAB, Instituto Sarapiá, movimentos culturais afrodescendentes, ativistas e líderes comunitários.
Paranaguá entra para a rede estadual antirracista
Com a assinatura do termo, Paranaguá passa a integrar oficialmente a rede estadual de combate às desigualdades e valorização da diversidade étnico-racial.