
A empresa Liquipar Operações Portuárias recebeu o alvará para ampliação das instalações administrativas e operacionais em Paranaguá.
Com investimento previsto de R$ 589 milhões, o projeto deve gerar mais de 500 empregos diretos e indiretos durante a fase de obras, além de pelo menos 50 vagas permanentes após o início da operação. Os trabalhos podem ser concluídos até julho de 2027.
A ampliação ocorre em uma área onde funcionava a antiga Alcopar e contempla a reforma e modernização das estruturas já existentes, além da criação da Bacia 2, que terá capacidade para armazenar até 38 mil metros cúbicos de líquidos inflamáveis e combustíveis.
Já a Bacia 1, localizada na área da antiga União-Vopak, será destinada ao armazenamento de produtos não inflamáveis, como óleo de soja, sebo bovino, soda cáustica e fertilizantes líquidos. Essa estrutura deve começar a operar até outubro deste ano, com capacidade mínima de 32 mil metros cúbicos.
A próxima etapa será a solicitação de novo alvará para ampliação do terminal portuário especializado em granéis líquidos.
Além do alvará, a Liquipar também obteve a certidão de uso e ocupação do solo, emitida pela prefeitura em junho. Agora, a empresa se prepara para iniciar as obras e elabora o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), necessário para o licenciamento da nova planta.