Romaria
Santuário da Padroeira do Paraná lotado por devotos em romaria. Foto: Santuário do Rocio

Paranaguá, no Litoral do Paraná, recebeu na manhã e tarde de domingo, 9, romarias de várias cidades do Paraná. Foi a primeira romaria de 2025 e devotos lotaram o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. Entrelaçado com as romarias, aconteceu na tarde do mesmo dia, o Workshop “A Arte do Bem Receber” reunindo informações sobre o turismo religioso e cultural.

O secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Paranaguá, Ivan Lapolli Filho destaca que a grande movimentação no Rocio demonstra a devoção a Padroeira do Estado e também o carinho por Paranaguá pelos visitantes. “O projeto de pesquisa que está acontecendo na cidade com o turismo religioso e cultural é algo importante que envolve não somente o Rocio, mas a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário e a cidade como um todo.  O turismo religioso é significativo e traz mensalmente, os romeiros para Paranaguá. É uma questão que valorizamos muito”, ressalta.

Com relação ao Workshop, Ivan Lapolli enfatiza a importância do que foi estudado com o evento. “Márcio Assad, vice-presidente da Adetur tem uma expertise no assunto. Ele nos conta de como podemos abordar o turista, receber os guias e como preparar a cidade. A cultura e o turismo são irmãos e precisam trabalhar juntos. A cultura produz um produto e o turismo vai vendê-lo”, observa. 

O vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur), Márcio Assad, um dos organizadores do Workshop, conta que diversos guias regionais, nacionais e da América do Sul estiveram presentes por meio das romarias reforçando que cada romeiro é um divulgador de Paranaguá. “A intenção é estudar o produto turístico para que seja possível abranger por meio de pesquisas com grupos de interesse, uma estatística de quais produtos turísticos poderão ser oferecidos aos vários públicos em Paranaguá e nas regiões integrantes do estudo e conhecer as peculiaridades de cada município”, destaca. Diversas cidades, guias e interessados em turismo participaram das romarias e do encontro no período da tarde realizado no Isulpar, no Centro de Paranaguá.

O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padre Dirson Gonçalves ressalta o Santuário completamente lotado e lembra que as romarias organizadas acontecem todos os meses, mas muitas também ocorrem de forma espontânea durante o ano todo. “Tivemos romarias das cidades da Região Metropolitana de Curitiba, também de Rio Azul que é um pouco mais para o interior do Estado e é sempre bom ver o Santuário vivo, recebendo os romeiros e celebrando”, salienta o reitor.