
No próximo sábado, 22, acontece em Paranaguá a 7.ª edição do Afoxé Filhos de Iemanjá. A concentração será às 16h e saída às 17h, em frente a Igreja São Benedito, no Centro Histórico. O evento busca a interação entre a cultura, história e a religiosidade afro-brasileira e conta com apresentações musicais, cantos, devoção e rituais de fé, especialmente voltadas a Iemanjá.
O percurso será por alamedas e ruas do Centro Histórico, passará pela Catedral Diocesana, pelo Largo Monsenhor Celso, Instituto Histórico e Geográfico que possui o pelourinho original, depois segue até a Praça do Pelourinho, onde se encontra um segundo Pelourinho quando serão feitas orações dentro dos ritos e preceitos da Umbanda. O cortejo segue até a estátua de Iemanjá, onde termina o percurso e começa a festividade com os presentes.

Lederson Souza, presidente da Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada (Acefi) e organizador do evento Afoxé Filhos de Iemanjá acredita que o evento reunirá cerca de 800 pessoas. “Convido a todos para participarem conosco. Um encontro fantástico que resgata a história escravagista da nossa cidade, uma aula de cultura e uma aula de história a céu aberto, resgatando os pontos turísticos de Paranaguá, com a presença do Maracatu Omo Omi, os capoeiristas, o pessoal do Jogo de Corpo, encontraremos também no caminho o Boi de Mamão, enfim, vários elementos que muitos não conhecem”, convida. O evento contará ainda com a participação de músico Igor Benatti, artista que canta sambas de Axé.
O “Afoxé Filhos de Iemanjá” é fundamentado pela Lei 0642 de 2023 e consta no Calendário Oficial de Eventos de Paranaguá.