Exame
Exames podem ser realizados nas unidades básicas de saúde e no CTA

De setembro a dezembro de 2024, Paranaguá registrava 235 pacientes em tratamento de Tuberculose, uma doença altamente transmissível e que requer tratamento adequado para evitar agravos.

A enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Suellen Lacerda destaca que nos quatro meses foram registrados 39 novos casos da doença na cidade. Ela reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. “É importante que a pessoa que notar algum sintoma, procure a unidade básica de saúde mais próxima para realizar o exame”, reforça.

A equipe fornece cuidados domiciliares e tratamentos supervisionados, mas ainda enfrentam desafios com a adesão ao tratamento, principalmente entre alguns pacientes resistentes. “Não são altos os números de pessoas que evitam o procedimento, mas nosso intuito é que todos os pacientes confirmados completem o tratamento”, salienta.

O tratamento padrão dura seis meses, enquanto casos de tuberculose multirresistente podem exigir até 12 meses de tratamento. A transmissão da doença diminui significativamente após 15 a 30 dias de tratamento.

Suellen Lacerda explica que a equipe utiliza o tratamento diretamente observado (DOT), fornecendo acompanhamento domiciliar e suporte de agentes comunitários de saúde.

O CTA está localizado no Centro de Diagnóstico João Paulo II e também realiza atendimentos sem agendamento.

SINTOMAS DA DOENÇA

A pessoa com tuberculose pode apresentar tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento, entre outros sintomas.