Paranaguá sai na frente nos Jogos escolares aderindo ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná

Julgamentos não ocorrem mais pela Comissão Disciplinar

Flávia Adans
Jogos tocha aluno

evento traz novamente a tradicional tocha olímpica. Foto Secom Paranaguá

A abertura dos Jogos Escolares 2025 de Paranaguá aconteceu na noite desta sexta-feira, 22, na Arena Albertina Salmon, com ginásio lotado e a presença de estudantes, professores, atletas e familiares. O evento traz novamente a tradicional tocha olímpica e tem destaque pela alteração nos julgamentos que agora passam a ser realizados por meio do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná com o primeiro julgamento ocorrendo já na segunda-feira, 24. As situações não serão mais atendidas pela Comissão Disciplinar como ocorria anteriormente.

Para o secretário municipal de Esportes, Silvio Lucas, a Justiça Desportiva é outro patamar para julgar quando ocorre alguma situação seja de indisciplina, expulsão, confusão dentro ou fora de quadra, entre outras ocorrências. “O tribunal será para qualquer competição esportiva de Paranaguá. O Tribunal vem para certificar que é uma competição forte, séria e correta. Algumas pessoas ainda não estão acostumadas, mas existe um regulamento que precisa ser seguido como por exemplo, o atleta só pode jogar se apresentar um documento original e oficial com foto, como Carteira de Identidade, CNH ou passaporte. Não são aceitas cópias de documentos. Ainda há pessoas que querem competir com cópias do documento e isso não é permitido”, exemplificou.

“O esporte educa e é de criança que se aprende. Precisamos profissionalizar desde cedo e o regulamento precisa ser seguido. Precisamos desde cedo ter essa disciplina, além de outras regras que não são nossas, são regras gerais no esporte”, acrescenta o secretário.

De segunda a sexta-feira, acontecem os jogos na Arena Albertina Salmon, no Ginásio Joaquim Tramujas, no Ginásio Hélio Alves e na Escola Eva Cavani. As competições abrangem 25 modalidades, como voleibol, futsal, handebol, vôlei de praia, jiu-jitsu, tênis de mesa e xadrez, e a participação das famílias reforça o caráter inclusivo e democrático do esporte. Além das competições, foi lançada a campanha “Páscoa Solidária”, que incentiva a doação de chocolates durante os jogos para beneficiar crianças carentes. Os Jogos Escolares seguem até dia 4 de abril.

Os times campeões avançarão para a fase regional e, dependendo dos resultados, seguem para as demais fases.