thumb
Manguezal de Paranaguá é atingido por descarte irregular de material usado em tratamento de esgoto (Foto: PMP)

Na manhã desta terça-feira (14), técnicos da Prefeitura de Paranaguá foram ao Jardim Figueira para investigar uma denúncia de dano ambiental. Milhares de pequenos objetos plásticos pretos, em formato de espiral, apareceram no manguezal da região, chamando a atenção de moradores e pescadores.

As peças foram identificadas como mídias biológicas, estruturas usadas em estações de tratamento de esgoto para abrigar bactérias que decompõem matéria orgânica. No entanto, o material teria sido descartado irregularmente pela empresa Iguá Saneamento, provocando uma contaminação grave em área de preservação.

Denúncia partiu de moradores e pescadores

A secretária de Fiscalização das Concessões e Contratos, Isabele Gonçalves Figueira Campos, explicou que a denúncia surgiu a partir de alertas da comunidade local.

“Uma residente encontrou uma pequena peça nas mãos do filho. Rastreamos a origem e identificamos que os objetos vinham da Estação de Tratamento. Nosso engenheiro ambiental confirmou no local que se tratava de equipamentos essenciais ao tratamento de esgoto, indevidamente descartados em área de preservação”, afirmou.

Um dos moradores do Jardim Figueira, Eliel, contou ter tido contato com os objetos e apresentado irritações nas mãos. “Peguei os objetos sem saber o que eram e, depois, minhas mãos começaram a descascar. Ficaram vermelhas e com coceira”, relatou. A causa exata da reação ainda está sendo investigada, mas há suspeita de que as mídias carreguem bactérias do esgoto.

Prefeitura aciona Ministério Público e alerta população

A Prefeitura de Paranaguá informou que já acionou o Ministério Público Federal e a Procuradoria da República para apurar o caso e responsabilizar a empresa. Enquanto isso, a orientação é que a população evite qualquer contato com os objetos e comunique imediatamente às autoridades em caso de novos achados.