
Paranaguá realizará a Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em preparação para a 6.ª Conferência Estadual e para a 5.ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontece no mês de agosto, em Brasília. O evento ocorrerá na sexta-feira, 4, na Câmara Municipal.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva convida toda a população para participar do evento. “Convidamos a todos para comparecerem para tratarmos dessa plenária do trabalhador e da trabalhadora, os sindicatos, o SUS, discutirmos políticas públicas em saúde. É necessário o comparecimento de todos para que se inteirem do assunto, assistam as palestras, troquem ideias. Da plenária sairão os delegados que representarão Paranaguá na estadual e na nacional”, detalha.
O vice-presidente do Conselho de Saúde, Nilson Nishida, explica que a plenária terá três eixos para discutir as políticas públicas, a saúde do trabalhador. “Levaremos nossas demandas para os governos Estadual e Federal. Também teremos falas sobre as novas relações de trabalho e as mudanças na CLT. A participação da população é bastante importante porque também queremos trazer mais membros para o Conselho de Saúde”, informa Nishida.
Na plenária, haverá ainda momentos de perguntas e esclarecimentos e grupos de trabalho.
Matsuko Barbosa, secretária do Conselho Municipal de Saúde, reforça que não apenas a saúde física será debatida, mas também a saúde mental dos trabalhadores. “Não é só a saúde física que adoece o trabalhador, a saúde mental, a depressão, a ansiedade, síndrome de Burnout e tantas outras tem muitas vezes relação com o ambiente de trabalho, inclusive com casos de assédio moral, assédio sexual e ocorre de algumas vezes o trabalhador não saber a quem recorrer diante dessa situação”, orienta.