
Pontal do Paraná recebeu, na quinta-feira (31), a Licença de Instalação (LI) do Instituto Água e Terra (IAT), o que marca o início oficial da maior obra de revitalização da orla já realizada no município.
As obras prometem dar uma nova cara à região entre os balneários de Monções e Canoas. Serão 3,66 quilômetros revitalizados, com investimento de R$ 34,5 milhões do Governo do Estado e prazo de execução de 13 meses.
Nesta etapa inicial, estão sendo realizadas obras de drenagem, terraplanagem e pavimentação. Todas as intervenções respeitam as áreas de restinga, garantindo proteção ambiental.
A execução da obra é responsabilidade do Consórcio Orla de Pontal, que também elaborou os projetos básico e executivo.
O que vai mudar na orla de Pontal
A nova orla de Pontal do Paraná promete trazer grandes melhorias para quem vive ou visita a cidade. O projeto prevê a implantação de uma ciclovia, pista de corrida, novo calçamento e áreas de lazer ao longo da faixa litorânea.
Também estão incluídos quiosques modernos e dispositivos de acessibilidade, como passarelas e sinalizações específicas, para garantir a inclusão de todos os públicos.
Segunda fase da revitalização já começou
A segunda etapa da revitalização já está em andamento e vai contemplar um novo trecho de 2,77 quilômetros, entre os balneários de Santa Terezinha e Ipanema. O Instituto Água e Terra (IAT) concedeu a Licença Prévia (LP) para essa fase, que inclui a requalificação da via beira-mar, novos calçadões, três quiosques e três passarelas de acesso à praia. O destaque vai para os 13 lounges urbanos previstos no projeto.
O edital de licitação será elaborado nos próximos meses. A contratação será feita por meio da modalidade contratação integrada, ou seja, a mesma empresa será responsável pelos projetos básico e executivo e pela execução das obras. Ainda não há uma data definida para o início das intervenções nem uma estimativa oficial do valor a ser investido.