Gato ilustração
A castração de cães e gatos tem diversas vantagens, tanto para os animais quanto para seus tutores e o meio ambiente. Foto ilustração. Flávia Adans

Nos dias 27 e 28 de março, a Rede de Proteção Animal de Pontal do Paraná realizará um mutirão de castração de cães e gatos. A ação tem como objetivo reduzir a superpopulação de animais no município, priorizando tutores em situação de vulnerabilidade social e os animais resgatados das ruas.

Para participar da castração do seu animal, o interessado deve realizar a inscrição por meio de protocolo pessoalmente na Prefeitura de Pontal do Paraná ou de forma online pelo link https://pontaldoparana.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=9. É necessário apresentar documentos como RG ou CNH, comprovante de residência, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e fotos do animal a ser castrado.

SELEÇÃO

Para atender às demandas de maneira mais eficiente, o mutirão irá priorizar tutores residentes no município, com pets entre 6 meses e 8 anos; famílias cadastradas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo; protetores de animais devidamente cadastrados e; animais resgatados das ruas. Além disso, os pedidos mais antigos terão prioridade. Aqueles que não forem atendidos nesta edição serão colocados em fila para futuros eventos.

Para mais informações, o interessado poderá entrar em contato pelo número (41) 93500-7993.

CASTRAÇÃO É SAÚDE

A castração de cães e gatos tem diversas vantagens, tanto para os animais quanto para seus tutores e o meio ambiente. A castração reduz o risco de doenças como câncer de mama, próstata e testículos, evita problemas de saúde relacionados ao sistema reprodutivo, como infecções uterinas (piometra), diminui comportamentos indesejados, como marcação de território e agressividade, principalmente em machos, pode reduzir o instinto de fugir para buscar parceiros, prevenindo acidentes, ajuda a evitar crias não planejadas, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas ou em abrigos, menos animais nas ruas significa menor transmissão de doenças e menos problemas de segurança pública e para os tutores ainda reduz o estresse e preocupações com comportamentos relacionados ao cio e reprodução.