
A Prefeitura de Morretes, no Litoral do Paraná, divulgou nesta terça-feira (20) um alerta sobre a possibilidade de contaminação da água em regiões da zona rural do município, após um acidente envolvendo dois caminhões na BR-277, na altura do km 39. A colisão ocorreu durante a madrugada e provocou o vazamento de etanol em área próxima a cursos d’água.
O acidente envolveu um caminhão carregado com soja e outro com um tanque de até 36 mil litros de etanol. O derramamento da substância começou por volta das 4h20 e só foi contido pouco antes do meio-dia, com a instalação de uma barreira de contenção. O líquido atingiu o córrego do Rio Rasgado, que deságua no Rio do Pinto, afetando diretamente áreas nos bairros Anhaia, Rodeio e Cabrestante.
Proibido uso de água
Como medida de precaução, está proibido o uso de água proveniente de rios, córregos, nascentes e poços nesses locais pelos próximos três dias. A orientação vale até que análises laboratoriais confirmem que não há risco à saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inspeções visuais foram realizadas pelas equipes da Defesa Civil e do Instituto Água e Terra (IAT), mas ainda são necessárias análises detalhadas para garantir a potabilidade da água.
A estimativa é de que cerca de 200 famílias vivam nas áreas potencialmente afetadas. Até o momento, duas delas buscaram ajuda junto à Defesa Civil. Um caminhão-pipa com capacidade de 6 mil litros está disponível para atender emergências, mas a demanda tem sido baixa, já que muitos moradores ainda contam com água armazenada.
A Prefeitura reforça a recomendação para que a população utilize apenas água tratada para consumo e atividades domésticas durante o período de avaliação. Em caso de necessidade urgente, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (41) 93500-9542.
Novas atualizações serão divulgadas assim que os resultados das análises estiverem disponíveis.