
Em comemoração aos 90 anos do Porto de Paranaguá, um investimento bilionário foi anunciado nesta segunda-feira (17). Esse é o maior investimento dos últimos 50 anos e a ideia é ampliar a capacidade de movimentação de cargas no terminal. O local é também um dos mais importantes hubs logísticos da América Latina.
“Nós estamos falando de um porto que passou a ser referência no Brasil e fora dele. É em eficiência, um porto sustentável! Um porto que tem batido recordes e mais recordes. Quando a gente fala em recordes a gente tá falando em emprego. Você aumenta a movimentação e precisa de mais gente trabalhando. É mais emprego para os nossos parnanguaras”, destacou o governador Ratinho Jr. (PSD) durante o anúncio.
Para o prefeito Adriano Ramos (PSD), esse é um dia histórico para Paranaguá. “Estou muito satisfeito! Estamos sempre pensando no futuro da cidade que vai voltar a nos dizer ‘eu sou Paranaguara ou sou Paranaguara de coração’. Eu tenho orgulho da minha cidade porque ela está crescendo e se desenvolvendo”.
Projeto Moegão
O Porto de Paranaguá foi eleito por cinco vezes consecutivas como melhor gestão portuária do Brasil e já foi convidado pela ONU para falar sobre sustentabilidade. O investimento bilionário será utilizado na construção de dois berços, além de outros dois pela iniciativa privada. Outro avanço está na inauguração do projeto Moegão, prevista para dezembro deste ano.
Na primeira fase do projeto contempla a construção da ponte entre o cais e os dois novos berços de atracação (sentido oeste). Na segunda fase está prevista a construção do segundo pier, completando o “T” com mais dois berços (sentido leste).
Cada um dos berços terá capacidade para movimentar até 8 mil toneladas/hora. Hoje, a média é de 3 mil toneladas/hora. Com a possibilidade de receber navios maiores, a nova estrutura do Corredor de Exportação Leste (Corex) irá movimentar 32 mil toneladas/hora.
Histórico
Para comemorar os 90 anos do Porto de Paranaguá, várias autoridades se reuniram em solenidade realizada na cidade litorânea nesta segunda-feira. Na visão do prefeito Adriano Ramos, essas parcerias entre prefeitura, deputados e governo é benéfica para o desenvolvimento das cidades paranaenses.
O Porto de Paranaguá foi inaugurado oficialmente em 17 de março de 1935 e recebeu o nome de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil, que visitou a região em 1880. Atualmente, ele é administrado pela Portos do Paraná, uma empresa que, em 2024, movimentou mais de 66 milhões de toneladas de cargas.