Mais cores
São mais de 35 murais no litoral. Foto Gio Negromonte

Iniciado em 2019, o Projeto Paranaguá Mais Cores tem colorido espaços públicos da cidade inicialmente por meio de um grupo de artistas da região. De acordo com Gio Negromonte, um dos coordenadores do projeto, o grupo sentiu a necessidade de deixar Paranaguá com uma aparência mais alegre, com uma aparência de melhor cuidada. “Tínhamos contato com muitos artistas próximos, que eram amigos, começamos a nos organizar e a pintar na rua, pensando em colocar mais arte, colocar mais cor no cotidiano das pessoas que vivem em Paranaguá”, lembra.

Ao longo dos anos o grupo foi desenvolvendo outros eixos de trabalho e hoje o Projeto Paranaguá Mais Cores é dividido em pinturas e murais em espaços públicos inclusive com um festival no mês de dezembro, pintando inclusive, o mural no Aquário de Paranaguá, o segundo eixo que trata de oficinas de muralismo em escolas e em espaços de instituições públicas realizando mutirões com alunos transformando espaços mais deteriorados pelo tempo em arte por meio dos murais de pinturas e o terceiro eixo que é o mutirão com as comunidades. “Escolhemos áreas degradadas e fazemos a ocupação criativa desses espaços. Como já fizemos no Mar de Lá, na Ilha dos Valadares e agora mais recente, no Caranguejo da Rodoviária e nas “escadarias da Copel”, como é conhecida”, detalha o artista. As escadarias ganharam mais cor no último domingo, 16, com os artistas e a comunidade. “Isso gera a sensação de pertencimento por aqueles que pintam e isso liga a comunidade aos seus espaços públicos”, observa Gio Negromonte.

Com o passar do tempo o projeto foi crescendo e tem ganhado espaço em outras cidades do litoral. Hoje são cerca de 35 a 40 murais em todo o litoral do Paraná. “São murais em Morretes, matinhos, Guaratuba e outras cidades”, comemora.

Mais cores3
Foto Gio Negromonte

2025

Neste ano, fazendo parte do Festival Paranaguá Mais Cores já foram restaurados com o colorido das tintas e o movimento dos pincéis, o caranguejo próximo ao Terminal Rodoviário e as escadarias localizadas no Centro de Paranaguá. Os dois mutirões foram realizados com apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos.

“Principalmente nessa perspectiva da zeladoria da prefeitura que foi ao local para lavar o caranguejo e a escadaria, fazer a limpeza e a roçada para depois chegarmos com as novas cores”, explica.

Mais cores4
Foto Juan Lima

Agora, o grupo estuda novos locais e articulando novos espaços para realizar outros mutirões. “Pedimos que a população sempre acompanhe nossas redes sociais pois é por elas que divulgaremos as próximas ações abertas para a comunidade participar com a gente”, convida Gio Negromonte. O Paranaguá Mais Cores está no Instagram e no Facebook.

Mais cores1
Foto Igor Mattano