Roteiro Mulheres de Paranaguá pode se tornar material turístico

Iniciativa visa resgatar e valorizar a história de sete mulheres que marcaram o desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade litorânea

Flávia Adans
Roteiro mulheres Praça igraja da ordem

Iniciativa pode se transformar em material turístico. Foto Flávia Adans

Paranaguá foi palco de um roteiro turístico diferenciado na tarde desta sexta-feira, 21, com caminhada em pontos do Centro Histórico destacando sete mulheres importantes na cidade.

O roteiro turístico “Mulheres de Paranaguá”, é uma iniciativa que visa resgatar e valorizar a história de sete mulheres que marcaram o desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade litorânea.

A secretária municipal de Turismo, Paula Torres explica que a iniciativa pode se transformar em material turístico e deve fomentar o segmento na cidade no futuro. “Lançamos no mês da mulher o roteiro Mulheres de Paranaguá que dá voz a sete personalidades femininas da cidade e no caminhar pelo trajeto não encontramos apenas a história delas, mas também trouxemos mulheres que trabalham com turismo para apresentar esse roteiro. Nosso intuito é que se fomentem negócios a partir desse momento, que haja essa conexão entre as empreendedoras do turismo e mulheres que representam outras mulheres”, enfatiza Paula.

A secretária municipal da Mulher, Daiane Machado Avila Christakis ressalta que busca promover essas mulheres que fazem parte da história de Paranaguá. “Temos muitas mulheres que foram importantes para a história da nossa cidade, e essa rota turística é um exemplo disso, de relembrar, de comemorar essas mulheres também. A Secretaria da Mulher tem feito vários eventos durante o mês de março e este também é um deles”, comenta.

Durante a ação, foi possível conhecer detalhes do percurso que destaca a trajetória de Rachel da Costa, Cordula Rodrigues França, Íria Correia, Ludovica Bório, Jessic James. Júlia da Costa e a Baronesa do Serro Azul.

A vice-prefeita, Fabiana Parro observa que o evento é especial por , reviver a história dessas mulheres. “É também uma forma de atrair o turismo para a cidade lembrando fatos históricos do município de Paranaguá, porque são mulheres que tiveram uma história aqui com a cidade e com o Paraná”, ressalta.