
Desde a 0h desta quarta-feira (1º), os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Litoral do Paraná passam a ser coordenados pela Central de Regulação de Urgência de Curitiba e Região Metropolitana.
A mudança foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Prefeitura de Curitiba e prefeitos do Litoral durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na terça-feira (30).
Com a alteração, os casos graves registrados nos municípios litorâneos passam a ser regulados pela Capital, o que deve trazer mais agilidade no encaminhamento de pacientes e transferências para hospitais de referência em Curitiba.
Apoio de hospitais da Capital
O Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, agora terá suporte imediato de unidades como o Hospital Evangélico e o Hospital Cajuru, ambos em Curitiba.
A mudança contempla os sete municípios da 1ª Regional de Saúde: Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Guaratuba, Matinhos e Paranaguá.
Com a unificação, a Central de Curitiba, que antes atendia 38 cidades, agora passa a coordenar o Samu em 45 municípios.
Mais segurança no atendimento
A nova configuração elimina a dependência da Central de Leitos do Estado e concentra as decisões na regulação do Samu, o que deve oferecer mais segurança, agilidade e integração hospitalar para moradores e turistas do Litoral.