samu fachada
Samu Litoral realiza atendimentos em situações de emergência nas sete cidades litorâneas. Foto Flávia Adans

Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, recebeu a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para instrução e conscientização sobre primeiros socorros voltado à população durante as comemorações aos 480 anos de história da cidade lembrado em 11 de março.

Pela primeira vez desde a criação do Samu Litoral, Guaraqueçaba recebeu a ação por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), em parceria com a Prefeitura de Guaraqueçaba. A iniciativa contou com a participação da população e visitantes. 

Durante o evento, a equipe do Samu Litoral orientou sobre a importância dos primeiros socorros e demonstrou técnicas essenciais que podem salvar vidas. “A ação foi bem recebida pela comunidade e reforça o compromisso da nova gestão da Cislipa em se aproximar da população de todos os municípios do litoral do Paraná”, ressalta o consórcio. 

O Cislipa reforça que novas ações serão realizadas em Guaraqueçaba, com treinamentos de primeiros socorros, RCP e a participação do Samuzinho.

Samu Litoral

O Samu do Litoral do Paraná foi fundado em 2012 e oferece suporte rápido e eficiente em casos de urgência. A frota do Samu Litoral é composta por ambulâncias de suporte básico e avançado, além de veículos de intervenção rápida e até mesmo unidades de socorro aquático.

O Samu Litoral realiza atendimentos em situações de emergência, como acidentes, problemas cardíacos, crises respiratórias, entre outros. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e socorristas, que prestam socorro à população em casos de emergência.

O Cislipa reúne os sete municípios litorâneos – Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná-. O objetivo do Consórcio é desenvolver ações regionalizadas de políticas públicas para a saúde, promovendo a gestão associada de serviços de saúde entre os municípios consorciados. Ele é responsável pela administração do Samu Litoral, além de outras iniciativas de saúde na região.