
Paranaguá ganhou um novo espaço para fotos e homenagens à padroeira do Paraná. Na noite da última sexta-feira (9), a prefeitura, em parceria com a empresa CBL S.A, inaugurou o letreiro turístico “Eu Amo Nossa Senhora do Rocio”, instalado no pátio em frente ao Santuário do Rocio.
O novo letreiro celebra a fé e reforça o valor do turismo religioso no município, que todo ano realiza a Festa de Nossa Senhora do Rocio. Letreiros turísticos como esse estão se espalhando pelo Brasil como uma maneira criativa de unir moradores e visitantes em torno de símbolos locais, reforçando a identidade da cidade e ajudando a movimentar o turismo.
Segundo o prefeito Adriano Ramos, “Paranaguá é de todos, e em todos os sentidos. Ela é dos católicos, dos evangélicos, é de todas as demais religiões que nós respeitamos”.
Nossa Senhora do Rocio é oficialmente padroeira
Foi sancionada a Lei nº 22.360/2025, que reconhece oficialmente Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o dia 15 de novembro como data dedicada à sua celebração. A proposta é de autoria dos deputados estaduais Evandro Araújo (PSD) e Anibelli Neto (MDB).
A devoção mariana a Nossa Senhora do Rocio é uma das mais antigas do Brasil, com origens que remontam a 1648. Em 1977, por meio de decreto do Papa São Paulo VI, o Paraná tornou-se o primeiro estado brasileiro a ter uma padroeira oficialmente reconhecida pelo Vaticano. No entanto, até a sanção da nova lei, não havia uma legislação estadual que oficializasse esse título no âmbito civil.