A segunda edição da “Festa das Mães” foi lançada no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio na manhã desta terça-feira, 8. Serão cinco dias de atividades. Na programação religiosa, serão realizadas visitas com a imagem peregrina e um encontro de mães, além do terço das mulheres. Já na programação cultural, barracas e brinquedos serão montados nas imediações do Santuário para acolher as famílias e visitantes da casa da Padroeira do Paraná. A abertura oficial da festa acontecerá no Santuário do Rocio, às 21 horas, logo após a Missa, adoração e Bênção do Santíssimo.
A vice prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro esteve presente representando o poder executivo, e enalteceu a parceria entre Santuário do Rocio e Prefeitura de Paranaguá. “Temos toda a liberdade para que possamos atender o Santuário em tudo que o padre requisitar em todos os eventos que a igreja venha fazer, pois entendemos a importância do Santuário para todos. Ele leva o nome de Paranaguá fomentando o turismo religioso, e mostrando nossa cidade para os turistas que vem das mais diversas regiões do Brasil”, afirmou.
Pela segunda vez, o concurso “Minha mãe é uma Rainha” movimentará a comunidade. O resultado da segunda edição do concurso será divulgado no dia 9 de maio, às 20 horas, durante a 2ª Festa das Mães. As três primeiras colocadas ganharão prêmios que vão de R$300 a R$1.000, além de outros prêmios oferecidos pela própria comunidade. “Graças ao apoio que tivemos em 2024, estamos repetindo o concurso e contamos com a participação das mães para este ano”, comvida padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio.
Mães Inspiradoras
A iniciativa do Santuário busca reconhecer e homenagear mães que se destacam servindo de inspiração para a comunidade e para outras mães. Como forma de enaltecer estas histórias, uma equipe será responsável por selecionar dez mães que serão agraciadas com homenagens em um momento especial durante a festa das mães, ao lado das respectivas famílias.
As dez histórias serão premiadas no sábado, dia 10 de maio, às 19 horas. “Assim como no ano passado, no dia da premiação vamos reunir todas as famílias, em um momento muito bonito e emocionante”, afirma o padre Dirson.
A Festa das Mães nasceu em 2024 a partir da necessidade de movimentar a comunidade do Santuário do Rocio para além do período da Festa da Padroeira, que acontece em novembro. Todos os anos, a festa será realizada sempre nos quatro dias que antecedem o Dia das Mães.