
A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, no litoral do Estado está divulgando o cronograma para aplicação da vacina contra a febre amarela nas unidades básicas de saúde (UBSs). A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, inseto com grande incidência na cidade e em todo o Litoral do Paraná.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos. Existem dois ciclos de transmissão: o urbano e o silvestre. No ciclo urbano, a transmissão ocorre por meio do Aedes aegypti, enquanto no ciclo silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes são os principais vetores.
Em Paranaguá, a vacina contra a doença está disponível nas Unidades Básicas de Saúde das 8h às 16h30, em dias específicos. A imunização é voltada para pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade. Quem tem 60 anos ou mais, precisa de liberação de um profissional de saúde para receber a dose. No ato da imunização é preciso ter em mãos CPF e Cartão SUS.
CRONOGRAMA
Confira os dias da semana com vacinação contra a febre amarela em cada unidade básica de saúde em Paranaguá:
Na unidade básica de saúde Luiz Carlos Gomes, Vila do Povo a vacina está disponível nas quartas-feiras, já na Ilha dos Valadares, na UBS Emir Roth, a imunização ocorre nas sextas-feiras. Moradores no Jardim Araçá e proximidades podem receber a vacina na unidade Evanil Rodrigues, nas segundas-feiras. Quem reside na Vila Guarani e região, a aplicação ocorre na unidade básica de saúde Simão Aisemann, nas terças-feiras.
Na UBS Dr. Elias Borges Neto, em Alexandra, a imunização é realizada nas quartas-feiras, já na unidade básica de saúde Domingos Lopes do Rosario, na Serraria do Rocha, a vacina está disponível nas sextas-feiras. Quem reside no Jardim Iguaçu e região, pode buscar a imunização na UBS Guilhermina Mazzali Gaida, todas as quintas-feiras.
Na unidade básica de saúde Aline Marinho Zacarias, Vila Garcia, a aplicação ocorre nas terças-feiras, já na região do Caic pela UBS Sueli Dutra, todas as sextas-feiras. O Branquinho, UBS Ubirajara Elias Roque a imunização ocorre nas quartas-feiras e na unidade básica de saúde Maria Vargas Batista, no Porto Seguro, nas segundas-feiras.
Na UBS Argemiro de Felix, no Santos Dumont a aplicação será em todas as quintas-feiras, na unidade básica de saúde Antônio Santo Escomação, na Colônia Maria Luiza, nas sextas-feiras e no Leblon, na UBS Ezequiel Luiz Dias do Nascimento, nas quartas-feiras.
SINTOMAS
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre súbita, dores no corpo, calafrios, náuseas, vômitos, dor de cabeça intensa, fadiga, dores nas costas e fraqueza. A maioria das pessoas se recupera após esses sintomas iniciais, mas cerca de 15% desenvolvem uma forma mais grave da doença, que pode ser fatal.
A vacina contra a febre amarela é a principal medida de prevenção. Ela é recomendada para pessoas que vivem ou viajam para áreas de risco. A vacinação deve ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem para garantir a imunização. A vacina é segura e eficaz, sendo oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.